sexta-feira, 9 de setembro de 2022

1 Samuel 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 3
Comentário Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 3 – Com liderança eclesiástica pervertida, o que Deus pode fazer? É importante refletir corretamente para não agirmos perversamente!

O propósito de Deus é salvar, ainda que os que precisam de salvação sejam Seus líderes. Antes de enviar a mensagem dura ao idoso Eli através do menino Samuel (I Samuel 3:11-17), já havia enviado um alerta com advertência por meio de um profeta cujo nome não foi indicado (I Samuel 2:27-36). Sua profecia pode ser assim sintetizada:

• Passado: Recapitulação teológica da graça divina no chamado à ministração sacerdotal.
• Presente: Apresentou a situação deprimente ao sumo sacerdote, resultante de sua negligência.
• Futuro: Embora o sacerdócio fosse permanecer com a linhagem de Levi, a linhagem do quarto filho de Arão, da qual descendia Eli, não mais atuaria, seria passado à linhagem de Eleazar, o terceiro filho de Arão. Além da linhagem de Eli perder seus privilégios, seus filhos rebeldes seriam mortos, haveria aflição na habitação do Senhor, no Santuário.

Como tais palavras proféticas não surtiram efeito algum na atitude de Eli, a mensagem de julgamento veio novamente por meio de Samuel (1 Samuel 3:11-17). Assim, fica evidente que Deus cuida de Sua igreja!

Note este pensamento:

“A igreja militante não é a igreja triunfante, e a Terra não é o Céu. A igreja se compõe de homens e mulheres errantes e imperfeitos [às vezes até como o sumo sacerdote Eli e seus filhos], que são apenas alunos na escola de Cristo, a fim de serem adestrados, disciplinados, educados, para esta vida e para a futura vida imortal”. Conquanto, Ellen White ainda afirma veementemente o seguinte: “Testifico aos meus irmãos e irmãs que a igreja de Cristo, por débil e defeituosa que seja [ainda que parecida com a da época de Ana e Samuel], é o único objeto sobre a Terra a que Ele confere Sua suprema atenção [visível na experiência de Samuel]. Enquanto a todos dirige o convite para irem a Ele e serem salvos, comissiona Seus anjos, para prestar divino auxílio a toda alma que a Ele se achega com arrependimento e contrição; e, pessoalmente, por meio de Seu Espírito Santo, está no meio de Sua igreja” (VE, 206).

Deus conduz Seu povo, administrando-o conforme achar melhor. Precisamos apenas confiar, permanecendo fiel. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...