sexta-feira, 30 de setembro de 2022

1 Samuel 24 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 24
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 24 – Amar ao inimigo é o alvo da perfeição cristã; um propósito elevadíssimo que poucos estão dispostos a alcançar; na verdade, nossa natureza é contra esse nobre desígnio.

Somente quem permite que Deus o molde pode interpretar uma oportunidade de matar como um momento oportuno de demonstrar bondade. Foi isso o que Davi fez, deixando-nos um legado de alto nível espiritual – devemos buscar tal excelência de experiência com Deus.

Saul entrou numa caverna escura para fazer suas necessidades, onde Davi e seus homens estavam. Esta situação facilmente poderia ser interpretada como preparada por Deus para dar fim à vida daquele que intentava matar a Davi. Por isso, seus homens disseram-lhe:

“Este é o dia sobre o qual o Senhor falou a você: ‘Entregarei nas suas mãos o seu inimigo para que você faça com ele o que quiser’” (I Samuel 24:4).

Aquela era a oportunidade de Davi dar fim àquele que por muito tempo lhe importunava. Porém, em vez de cortar a cabeça do inimigo, cortou-lhe discretamente um pedaço de seu manto. Isso trouxe remorso a Davi, imagina se o tivesse matado. O coração frio caracteriza quem está distante do ideal de Deus, mas o coração de quem está próximo dEle é sensível – inclusive pequenas coisas aparentemente insignificantes podem produzir remorso.

O pedaço da roupa foi usado em seguida para mostrar ao maligno e cruel Saul que Davi não tinha nenhuma intenção má contra ele. Quando a vingança poderia ter sido feita, Davi optou pela graça e misericórdia – como Deus faz conosco. Tal atitude levou Saul a chorar e abençoá-lo: “O Senhor o recompense com o bem, pelo modo que você me tratou hoje”; então, o obstinado rei reconhece Davi como rei: “Agora tenho certeza de que você será rei e de que o reino de Israel será firmado em suas mãos...” (I Samuel 24:8-22).

Fica claro que é melhor reagir com bondade diante da maldade. É melhor deixar que Deus faça justiça, do que vingar-se das injustiças contra nós. Melhor que revidar com ódio aos nossos inimigos, é demonstrar-lhes amor e misericórdia.

Quando Deus nos dá oportunidade de fazer o bem, não devemos aproveitá-la para praticar o mal. Nossa sociedade está tomada por pessoas más, carente de pessoas boas. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...