quarta-feira, 28 de setembro de 2022

1 Samuel 22 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 22
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 22 – Leia o capítulo, refletindo sinceramente, fazendo uma autoanálise.

Você já tomou alguma decisão que trouxe mais problemas que solução?

Ao deixar de confiar plenamente no poder de Deus, Davi causou grandes problemas, tentando resolver seus dilemas conforme suas próprias estratégias. Gene Getz sintetiza:

• “Por causa de seu primeiro plano, Davi e seu amado amigo Jônatas tiveram de separar-se e nunca mais voltaram a ver-se”.
• “Seu segundo plano custou a vida de muitos inocentes, imputando-lhe o sentimento de culpa”.
• “Seu terceiro plano figura como testemunha terrível diante do rei pagão e seu povo”.

Quando assumimos a direção de nossa vida, não resolvemos problemas, causamos o caos pensando que nossos planos são ótimos. Porém, “nessas ocasiões, nós – como Davi – ferimos os que estão próximo de nós, levam os sofrimento aos inocentes e envergonhamos o nome de Jesus Cristo. Também é nessas ocasiões que começamos a permitir que a desonestidade entre em nossa vida. Nosso primeiro plano pode incluir apenas uma mentira inocente [I Samuel 21:1-2, 8], mas o próximo passo leva-nos a outras mais ousadas. Antes de darmos conta, já estamos tão atolados que acabamos fingindo algo que não somos. Deixamos o estágio de contar mentiras, para vive-las” (Idem).

Deus não permitiu que Davi fosse morto em Gate; após fingir de louco, ele fugiu e refugiou-se na caverna de Adulão. Diante desse emaranhado de problemas, Davi voltou-se para Deus, aguardando orientação dEle (I Samuel 22:1-5). Teria sido melhor caso tivesse feito isso em todos os capítulos de sua vida! E, como também temos de aprender e crescer nesse ponto!

Ao falharmos como Davi, o alerta de I Samuel 22:6-23 é quanto a tomar cuidado com infiltrados do inimigo entre o povo de Deus. Assim como Judas, Doegue se tornou um traidor, mesmo estando bem próximo do Senhor. Ele era estrangeiro edomita, estava no santuário, mas não se converteu verdadeiramente. Ficou pior do que quando entrou. Seu legado é visto nos “adoradores” que estão prontos a prejudicar aos verdadeiros servos de Deus.

Atualmente na igreja, crentes traidores, propagadores de falsos testemunhos, aproveitadores, bajuladores pretendendo obter vantagens, delatores, oportunistas, fofoqueiros e destruidores... preservam o espírito de Doegue.

Pessoas como Doegue e Saul são ameaças à sociedade e à igreja. Se nos identificamos com eles, precisamos converter-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Wodaabe

  Devocional Diário Wodaabe Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o ...