terça-feira, 27 de setembro de 2022

1 Samuel 21 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 21
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 21 – A vivência desprovida de princípios morais, a negligência ao respeito pelo próximo, a desvalorização da justiça, somando a isso o deixar-se dominar por sentimentos pervertidos, fazem a existência ser sofrida.

Desde quando entrou o pecado no mundo, afloraram sentimentos doentios em nosso coração:

• Tomados pelo medo, Adão e Eva fugiram do amoroso Deus que trouxera solução para seus problemas.

• Caim teve inveja e ciúmes de Abel, por isso praticou fratricídio sem qualquer motivo.

A loucura existente na sociedade deve-se aos sentimentos corrompidos impregnados na alma humana:

• A loucura de Saul originou-se da inveja e do ciúme de Davi (I Samuel 18:9, 28-29).

• A loucura de Davi originou-se do medo de Saul e dos filisteus (I Samuel 21:10-13).

Sentimentos negativos definham nosso caráter. Por conseguinte, Deus apela a que “não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros” (Gálatas 5:26).

Loucuras na sociedade podem fazer qualquer líder político preocupar-se como Aquis, perguntando: “Será que me faltam loucos para que vocês o tragam para agir como doido na minha presença?” (I Samuel 21:15).

Davi, assim como Elias diante da ameaça de Jezabel, após viver extraordinária experiência com Deus, revelou fraqueza, decresceu de sua confiança em Deus, foi ao fundo do poço, submergiu em comiserações miseráveis. Quando seguimos por tal caminho, a angústia e o pavor tomam conta do coração. A vida perde o sentido. Confiar em Deus parece pior que deixar de confiar nEle. O desespero passa a controlar nossas decisões. Todavia, Deus não abandona Seus filhos nas mazelas deste mundo corrompido e sociedade destrutiva.

Interessante é que Davi não foi para um lugar seguro; Davi foi abrigar-se em Gate, cidade de Golias, levando consigo a espada do gigante, onde as pessoas o tinham como um grande inimigo. Ironicamente, entre inimigos pagãos parecia melhor que entre o povo de Deus. Se não fosse a graça de Deus, a insanidade de Davi por não confiar plenamente no poder divino, o teria destruído.

Vivemos numa sociedade perigosíssima. O mundo está cheio de loucos, pessoas cruéis! Atrocidades e opressões daqueles que nos cercam levam-nos à loucura.

É certo que, sem a graça divina operando em meio à desgraça social, seríamos consumidos.

Portanto, não confie na loucura, fie-se no Autor das Escrituras!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...