sábado, 17 de setembro de 2022

1 Samuel 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 12
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 12 – Naturalmente corrompidos pelo pecado, não pretendemos que Deus reine absolutamente sobre nós. O pedido “seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu” não passa de mera teoria quando realmente só queremos Deus para conseguir coisas que nos agradam, para satisfazer nossas elevadas ambições egoístas e ousados planos materialistas.

Desejar ter um rei para destronar Deus foi o problema de Israel. Tal atitude foi uma forma de desconsiderar Àquele que sabia o que era melhor para Seu povo, assim como o filho pródigo pediu sua parte na herança mesmo com o pai ainda vivo, e foi ao fundo do imundo chiqueiro de porcos (Lucas 15:11-32). O Deus de amor que aguardou o pródigo voltar é o mesmo que lidou com Israel após de sido descartado, quando Seu povo preferiu um rei humano antes que a Ele, o Rei divino.

O profeta não fez um terrorismo detonando Israel por sua postura infiel. I Samuel 12 contém o derradeiro sermão do idoso Samuel, em que ele:

• Defendeu sua liderança honesta, íntegra e justa (I Samuel 12:1-5).
• Fez anamnese da graça divina na história sagrada (I Samuel 12:6-11).
• Advertiu ao povo pelo pecado de desconsiderar a Deus preferindo um rei humano (I Samuel 12:12-15).
• Levou o povo a uma experiência sobrenatural com chuvas e trovões na época mais seca do ano, objetivando provar que Deus havia ficado indignado diante da preferência da monarquia humana (I Samuel 12:16-18).
• Mostrou que Deus é paciente, perdoador quando há arrependimento, e gracioso com aqueles que O haviam rejeitado; isso mostrava que Deus ainda era o Soberano e, tanto o povo quanto o rei deveriam obedecer Suas sábias e amorosas orientações, caso quisessem se dar bem (I Samuel 12:19-25).

O amor de Deus rege o coração de Seus servos, independente de como é tratado. Samuel estava muito chateado com o povo, mas graciosamente encerrou sua mensagem com uma sentença extraordinária:

“E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também ensinarei a vocês o caminho que é bom e direito” (I Samuel 12:23).

A igreja de Deus precisa de líderes com tal atitude, que interceda e ensine, almejando o bem do povo. Nisto consiste a força para iniciar um reavivamento espiritual poderoso! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...