sábado, 17 de setembro de 2022

1 Samuel 11 Comentários

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 11
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 11 – A obra do Espírito Santo na vida de um indivíduo chama a atenção para um ANTES e um DEPOIS da impressionante transformação.

A atuação do Espírito Santo em nós capacita-nos para obras portentosas, que objetivam abençoar ao povo de Deus e expandir o Reino dos Céus neste mundo tenebroso tomado pelos cruéis inimigos do bem.

• Note que sem o Espírito Santo, Saul não passava de um humilde trabalhador rural; porém, ao ser capacitado pelo Espírito Santo tornou-se poderoso líder militar e civil (I Samuel 10:1, 17-22; 11:1-11).

• Observe também que, sem o Espírito Santo, Saul não passava de um jovem tímido de uma pequenina tribo (I Samuel 9:17-21) e era extremamente inseguro e medroso (I Samuel 10:20-21); entretanto, assim que o Espírito Santo tomou posse dele, não apenas profetizou ousadamente com os profetas (I Samuel 10:10), como também corajosamente organizou um exército em muito pouco tempo, visando derrotar inimigos que ameaçavam a paz do povo de Deus (I Samuel 11:5-8, 11).

• Finalmente, sem o Espírito Santo, seria natural Saul vingar-se de conterrâneos opositores ao seu governo outorgado pelo Soberano do Universo; todavia, ao ser regido pelo Espírito Santo, preferiu ser pacífico, gracioso e compassivo, mesmo após a vitória histórica sobre os inimigos amonitas (I Samuel 11:12-15).

No Novo Testamento, percebe-se algo semelhante:

• Os simples galileus, ao serem possuídos pelo Espírito Santo no Pentecostes, pregaram poderosa e ousadamente em diversas línguas sobre o Reino de Deus a uma grande multidão (Atos 2:4).

• Os galileus que antes estiveram escondidos dos judeus com medo de terem o mesmo destino de Jesus, ao serem cheios do Espírito Santo impactaram ao povo; a tal ponto de perguntarem, referindo-se a eles: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando?” (Atos 2:7).

• Os insignificantes galileus, tidos como iletrados, fizeram tanto com apenas uma pregação quando foram cheios do Espírito Santo, que quase três mil pessoas foram alcançadas para Jesus, sendo batizadas pelos apóstolos (Atos 2:41).

Atualmente, o mesmo Espírito Santo está disponível, desejoso de fazer uma transformação sobrenatural em nosso coração – como fez com Saul, e os simples galileus. Apocalipse 18:1-8 apresenta que Ele atuará ousadamente na Igreja Remanescente para iluminar poderosamente ao mundo com a pregação do verdadeiro evangelho.

Estamos nós disponíveis? Vamos nos reavivar! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...