quarta-feira, 7 de setembro de 2022

1 Samuel 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 1
Comentário Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 1 – A situação do povo de Deus não pode estar tão ruim que não possa melhorar. Basta que alguém tome a atitude correta!

A anarquia na época do livro de juízes continua no início deste livro em pauta. O livro de Rute foi um oásis em meio à perversidade e imoralidade da história de Israel. Samuel dá continuidade às guerras de Israel com os filisteus iniciada em Juízes 13-16. Aliás, Samuel foi o último dos juízes israelitas.

• Com a espiritualidade corrompida, Elcana, um levita, parte dos líderes eclesiásticos do povo de Deus, era bígamo (possuía duas mulheres), as quais geravam grande tensão dentro do seu lar; pois, Penina tinha filhos, mas Ana era estéril (I Samuel 1:1-8).

• Com a religiosidade pervertida, Eli, o sumo sacerdote de então, mantinha seus filhos no sagrado ministério do Santuário, mesmo com suas atitudes diabólicas em suas ministrações (I Samuel 1:3; 2:12-24).

• Com a piedade abandonada na sociedade de Israel, Ana foi vista como uma vadia bêbada, quando chorava muito derramando sua alma amargurada, ao estar extremamente angustiada pelo que passava em casa com sua rival, e, por não poder ter filhos (I Samuel 1:9-16).

Com todo esse contexto, Ana fez uma promessa de entregar seu filho a Deus, caso recebesse dEle um filho. Deus cumpriu o que Eli lhe garantira, e Ana cumpriu o que prometera, consagrando seu filho Samuel ao Senhor, deixando-o no Santuário mesmo que ficaria na perigosa companhia dos terríveis filhos corruptos de Eli (I Samuel 1:17-28).

Com essa atitude Ana estava plantando um oásis na árida espiritualidade de sua sociedade. A atitude certa diante dos grandes desafios não é o ataque, nem o isolamento. É necessário sabedoria para, em lugar de reclamar, criticar e condenar tudo e todos, optar por clamar, adorar e agir confiando e dependendo de Deus para solucionar a baderna existente na sociedade e na igreja.

O reavivamento espiritual tão sonhado não vem de um líder truculento, agressivo, ambicioso, moralista e autoritário que coage às pessoas a fazerem a sua vontade egoísta. Verdadeiro avivamento e reforma nasce com gente humilde, simples, que ora e confia que Deus está no controle da história.

A mão que move o mundo é a da mãe que submete-se ao Senhor do Universo. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...