terça-feira, 16 de agosto de 2022

Juízes 4 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Juízes 4

Comentário Pr Heber Toth Armí

JUÍZES 4 – Para Deus, mulheres têm importância. Logo no início da história, Adão deveria esperar solução para o problema do seu pecado do descendente da mulher (Gênesis 3:15). No importante início da trajetória israelita, Miriã fez parte do trio de irmãos que liderou o povo de Deus (Miqueias 6:4).

Na conquista de Canaã, o papel da mulher foi destacado. Diante da grande opressão provocada por Jabim, enfrentando o grande exército do poderoso comandante Sísera, Baraque foi escolhido para libertar Israel; porém, disse que só iria guerrear caso Débora fosse com ele. “Está bem, irei com você”, concordou Débora, porém declarou. “Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher” (Juízes 4:9).

Assim, Israel derrotou o exército inimigo; o comandante Sísera fugiu a pé rumo ao povoado dos queneus, refugiar-se na tenda de Jael, mulher do queneu Héber – descendentes da família do sogro de Moisés (Juízes 1:16). Jael providenciou leite e um lugar para Sísera descansar; assim que dormiu profundamente, “Jael, a mulher de Héber, apanhou uma estaca da tenda e um martelo e aproximou-se silenciosamente... e cravou-lhe a estaca na têmpora [crâneo] até penetrar no chão, e ele morreu. Baraque passou à procura de Sísera, e Jael saiu ao seu encontro. ‘Venha’, disse ela, ‘eu mostrarei a você o homem que você está procurando’” (Juízes 4:21-22).

Débora e Jael, uma profetiza e uma dona de casa. Uma israelita e outra não. Débora auxiliou no comando da guerra, Jael matou o general do rei Jabim, de Hazor. Jael demonstrou extrema coragem e fidelidade a Deus ao tomar atitude contra o comandante de Hazor, mesmo havendo paz entre o rei Jabim, “e o clã do queneu Héber” (Juízes 4:17). Ela venceu a ideia de “sofrer retaliações por parte de Jabim... Essa batalha foi o ponto culminante no livramento do povo de Israel da opressão dos cananeus”, destacou Poul Wegner.

• Como Baraque, os homens devem reconhecer o valor/liderança da mulher usada por Deus.

• Deus não tem problema em usar mulheres como protagonistas de maravilhosos capítulos de Seu povo.

• Uma mulher que depende de Deus é tão competente quanto um homem de Deus.

Homens e mulheres, reavivemo-nos! Deus quer nos usar poderosamente! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...