domingo, 28 de agosto de 2022

Juízes 16 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - Juízes 16
Comentário Pr Heber Toth Armí

JUÍZES 16 – A libertinagem leva à ruína a muitos que creem que ela oferece vantagens. Brincar com o pecado nunca deve ser considerado brincadeira.

A história de Sansão prova isso – muito útil para alertar-nos! Ele foi o rei da contradição, o monarca da incoerência, o personagem das ambiguidades.

Esdras Costa Bentho descreve Sansão como aquele que “destruiu um leão que rugia a sua frente, mas não conseguira vencer e ego que urrava dentro de si; extinguiu a vinha dos adversários, no entanto, não fora capaz de viver longe dos vícios das cidades; propôs enigmas para outros, mas, de fato, jamais resolvera os mistérios de sua própria vida e juventude; carregou nos ombros os fortes ferrolhos de Gaza, mas fora arrastado pelos seus costumes condenáveis; matara tantos com a queixada de um animal impuro, contudo, deixou-se vencer pelas impurezas que deveria subjugar; embora forte o suficiente para matar trinta homens, não fora corajoso o bastante para dominar sequer três vícios que silenciosamente o desafiavam no coliseu íntimo da consciência e do desejo; o apetecia olhar as lindas mulheres dos inimigos e, por esta razão, seus olhos foram vazados, arrancados como protesto... Dominava tantos inimigos, mas não conseguia dominar e conquistar a si mesmo. Cedeu aos vícios dos inimigos até ser cativo deles. Rodeou a vida impudica de Gaza até girar um moinho no cárcere da cidade. Brincava de se deixar amarrar por Dalila e, por fim, ficara amarrado nas colunas de Dagom. Gostava tanto de seus lindos cabelos trançados que ficou calvo. Era um jovem alegre, brincalhão, mas acabou divertindo os inimigos com pilhérias e momices – ele próprio. Todavia, em certo momento, por um ato soberano e gracioso de [Deus], coloca a mão sobre a cabeça e, com o crescimento paulatino do cabelo, percebe que a aliança [divina] permanecia firme. Seu cabelo crescera... o voto fora renovado... sua oração foi ouvida... e o resto virou história e seu retrato posto na galeria dos Heróis da Fé! [Hebreus 11:32]”.

Nestes quatro capítulos da história de Sansão, o que se deve destacar é que Deus sempre Se lembra graciosamente de quem se lembrar dEle, independente das circunstâncias (Juízes 16:28). Deus é bom demais para nos deixar gritando no mar de nossas ilusões. Ele ouve nossas súplicas! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O CONSUMADOR DA OBRA

  MEDITAÇÃO DIÁRIA O CONSUMADOR DA OBRA Quando Jesus tomou o vinagre, disse: “Está consumado!” João 19:30 O Senhor não vem a este mundo com ...