sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Juízes 14 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - Juízes 14
Comentário Pr Heber Toth Armí

JUÍZES 14 –
Desobedecer aos pais que obedecem a Deus é a receita para o fracasso. Desejando vida longa aos filhos, Deus incluiu nos Dez Mandamentos a ordem: “Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12). Este é o único mandamento com promessa (Efésios 6:1-3). O sábio, em Provérbios 30:17 declarou:

Os olhos dos que zombam do pai,
e, zombando, nega obediência à mãe,
serão arrancados pelos corvos do vale,
e serão devorados
pelos filhotes do abutre.

Esse provérbio parece sintetizar e profetizar a trajetória de Sansão, que não deu “ouvidos” a seus pais e, morreu cedo com os olhos furados (Juízes 14:1-3; Juízes 16:21).

Da fraqueza de Sansão, Deus tirou força (Juízes 14:4). A força de Sansão vinha diretamente de Deus, e ele deveria cuidar para que nada obstruísse esse contato de Deus com ele. Porém, sua fraqueza por mulheres pagãs o levou a afastar-se do ideal de Deus.

• Ter um estilo de vida desregrado – sem horários, fazendo tudo o que der vontade, quando e onde quiser – pode ser a ambição de muitos jovens, que o levarão ao mar da decepção e da aflição, por mais fortes ou espertos que sejam.

Sansão foi atacado por um leão quando viajava para a casa de sua pretendente; o Espírito Santo o capacitou a matá-lo (Juízes 14:1-6). Quando voltava para a cerimônia nupcial, viu que abelhas se abrigaram na carcaça do animal; então pegou mel e o dividiu com seus pais, assim tocou num animal morto violando seu voto de nazireu (Números 6:6-12). Daí surgiu um enigma que Sansão levou para as bodas. Quem o decifrasse, receberia trinta mudas de roupa. Através da noiva, os participantes descobriram. Para pagar o prometido, Sansão foi a Asquelom, matou 30 homens e pegou suas roupas (Juízes 14:10-20).

“Sansão poderia matar leões e romper cordas, mas não era capaz de resistir ao poder das lágrimas de uma mulher”, observa Warren Wiersbe.

• A paixão leva a pessoa a perder a cabeça, a tal ponto de desrespeitar aos pais (Juízes 14:1-4); quebrar votos, princípios divinos (Juízes 14:5-9), e agir por impulso dos sentimentos negativos (Juízes 14:19-20).

• Problemas no casamento começam na escolha do(a) namorado(a); e, o divórcio pode ser previsto no namoro. É importante atender aos pais piedosos. Suas experiências contam muito!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...