sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Josué 17 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Josué 17

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 17 – Há grandes prejuízos em não seguir os justos juízos divinos. Não há nada melhor que fazer aquilo que Deus sabe ser melhor. 

Precisamos aprender com três erros crassos cometidos por Josué durante a conquista de Canaã:

• Não consultou ao Senhor sobre certo acordo sendo terrivelmente enganado (Josué 9:14-17).

• Não destruiu as bases dos filisteus, inimigos do povo de Deus (Josué 13:2-3).

• Tolerou a permanência dos Jebuseus em Jerusalém (Josué 14:63).

Esses erros impediram Israel de avançar nas conquistas da terra. A entrada principal para o território de Judá ficou sob o controle dos Jebuseus, que ocupavam Jerusalém, isolando as tribos de Judá e Simeão das demais. O território dos gibeonitas ligado ao território dos Jebuseus dificultava o povo de Deus de avançar na direção proposta pelo Proprietário da Terra, que é Deus!

Às tribos dos filhos de José, Efraim e Manassés que desejavam mais terras, Josué apelou: “Vocês são numerosos e poderosos. Vocês não terão apenas um quinhão. Os montes cobertos de floresta serão de vocês. Limpem o terreno, e será de vocês, até os seus limites mais distantes. Embora os cananeus possuam carros de ferro e sejam fortes, vocês poderão expulsá-los” (Josué 17:17-18).

Os manassitas apenas submeteram os cananeus a trabalhos forçados (Josué 17:23). “Parar no meio do caminho atrapalha o plano de Deus (Js 23:13). O Senhor lhes assegurou que deviam expulsar da terra os que representavam uma armadilha para eles, e que lhes seriam como ‘ferrões nas costas’ (Nm 33:55, NTLH)... Com tantas vantagens, oportunidades e tantos privilégios, a nação judaica deixou  de cumprir os planos divinos... Na obra que fazemos, devemos ter em mente as porções não trabalhadas da vinha do Senhor. Mas, hoje em dia, se destinam recursos e se proporcionam vantagens apenas a alguns locais. O Senhor deseja que os recursos e as vantagens sejam distribuídos de maneira mais equitativa. Ele deseja que seja feita provisão para muitos lugares que ainda não foram alcançados”, explica Ellen White (CBASD, v.2, p.1101-1102).

Precisamos ser ousados no campo missionário como as filhas de Zelofeade em relação a território (Josué 17:3-4). “Apegue-se... às promessas de Deus, dizendo: ‘Pedi, receberei’. Eu preciso que esta alma se converta a Jesus Cristo”, apela-nos Ellen White (MS, 244). 

Como seria se orássemos mais assim? – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...