quinta-feira, 14 de julho de 2022

Deuteronômio 29 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 


Leitura Bíblica - Deuteronômio 29

Comentário Pr Heber Toth Armí

DEUTERONÔMIO 29 – É fácil ao remanescente cair na apostasia, idolatria e heresias. É muito fácil o povo de Deus esquecer-se dEle, rejeitar Seus planos e desviar-se dos benefícios dos Seus mandamentos.

Deus precisa apelar-nos porque é grande a facilidade de inclinarmo-nos para conceitos, teorias e filosofias humanistas, elaborados nos caldeirões das conjecturas, influenciados pelas ideias demoníacas originárias do inferno. Deuteronômio 29 revela-nos o quanto devemos atentar para os líderes espirituais instituídos por Deus e para os alertas revelados nas Escrituras Sagradas.

• Para que evitemos os males da idolatria, heresia e apostasia é imprescindível explicar o futuro interpretando corretamente o passado. Sem a revelação sobrenatural de Deus, qualquer interpretação da história é extremamente limitada, incompleta (Deuteronômio 29:1-8).

• Perceba também que, para fugir das consequências da idolatria, heresia e apostasia é fundamental assumir compromisso sério, constante e fiel com Deus. O amor sempre foi considerado por Deus no relacionamento com Seu povo; esse princípio divino deve ser fundamental em nosso relacionamento com Ele (Deuteronômio 29:9-15).

• Observe, por fim, que a revelação das terríveis consequências da idolatria, heresias e apostasias servem para que as evitemos a todo custo. Se adultério matrimonial causa estrago imensurável nas pessoas, adultério espiritual resulta em desgraça total (Deuteronômio 29:16-29).

Aqueles que misturam conceitos bíblicos com conceitos seculares acabam deturpando a interpretação do texto bíblico. Por conta disso, “verdade é que muitas teorias e doutrinas que o povo supõe serem ensinamentos da Bíblia, não têm fundamento na Escritura e são, com efeito, contrárias a todo o teor da inspiração”, alerta Ellen White (T5, 701).

Pessoas que são atraídas pela especulação vinculada à revelação, precisam estar cientes que “estão vagando sem mapa nem bússola em um oceano desconhecido” declara White (PP, 113).

Estudar a Bíblia é a melhor forma de combater ideias esdrúxulas que podemos facilmente abrigar no coração. A conclusão do capítulo fecha com chave de ouro o tema da idolatria, heresias e apostasia. O sucesso espiritual está em confiar plenamente na revelação de Deus. Assim fazendo, “ninguém precisa preocupar-se com as coisas que Deus não nos revelou. Nos dias atuais, abundam as especulações [teorias da conspiração], mas Deus declara: ‘As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus’”, adverte White (CPPE, 248).

Vamos reavivarmo-nos na Palavra de Deus, as coisas divinamente reveladas! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Wodaabe

  Devocional Diário Wodaabe Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o ...