sexta-feira, 8 de julho de 2022

Deuteronômio 23 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Deuteronômio 23

Comentário Pr Heber Toth Armí

DEUTERONÔMIO 23 – O sermão do maior líder do Antigo Testamento no final de sua vida, antes de Israel entrar na Terra Prometida, é fundamental para todos que, no fim do tempo do fim, esperam entrar na Canaã Celestial.

O alvo de Moisés neste sermão foi a geração mais jovem dos israelitas, os sobreviventes após 40 anos no deserto. Seu objetivo foi transmitir princípios e verdades teológicas corretas e adequadas a todos os membros do povo de Deus em todos os lugares. 

A nova geração do povo de Deus do Antigo Testamento serve para ensinar o povo de Deus em todas as épocas. “Nós, a exemplo deles, somos um povo com um passado em que Deus agiu para nossa salvação e revelou Sua vontade para nossa vida. Mas não basta possuir orgulhosamente uma herança de fé. Nós, como eles, somos um povo com um presente. Precisamos também nos dedicar pessoalmente a Deus hoje. Por fim, a exemplo deles, somos um povo com um futuro que depende de nossa fidelidade contínua a Deus” (Eugene Merrill).

O compromisso e amor a Deus devem resultar em nosso compromisso com Suas orientações de amor para conosco. A ética divina mostra que a atitude honesta diante de Deus deve resultar em comportamento correto diante do próximo. O fato de Deus estar entre Seu povo precisa moldar o povo a fim de ter comportamento coerente com tal privilégio (Deuteronômio 23:14).

Deuteronômio 23 apresenta que nem todo tipo de gente pode entrar na presença do Senhor, que o ambiente da habitação deve ser higiênico, limpo e, as pessoas devem purificar-se caso tenham se contaminado.

Deuteronômio 23 também trata dos escravos fugitivos, os quais devem ser acolhidos e protegidos pelo povo de Deus. A dignidade humana é importante para Deus, e deve ser apreciada por Seu povo.

Deuteronômio 23 condena a prostituição religiosa, a cobrança de juros do povo de Deus, e o levar alimentos do campo alheio para casa.

Deuteronômio 23 orienta quanto a votos feitos a Deus, seja no batismo, na fidelidade, ou em qualquer outra questão.

A forma como as pessoas vivem o dia a dia indica o quanto de consciência elas têm de que Deus está sempre presente! Tudo muda em nosso ambiente tendo a Deus por prioridade! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...