quinta-feira, 23 de junho de 2022

Deuteronômio 8 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Deuteronômio 8

Comentário Pr Heber Toth Armí

DEUTERONÔMIO 8 – Deus deseja usar Seus servos para o bem comum. É interessante entender que “a revelação de Deus a Moisés [continuou] à medida que Deus Se revela progressivamente (teologia). Deus Se comunica com Moisés em uma linguagem teológica que ele pode e é capaz de entender. Embora a linguagem humana de Moisés limite sua comunicação com Deus, quando mais Deus Se revela a ele, mais ele compreende e mais confia; e, neste contexto, recebe uma missão. A partir da revelação e missão, ele anda com Deus cumprindo a vontade divina. A missão comunicada a Moisés inclui não só a libertação do povo de Israel, mas também o processo da escrita do Pentateuco – o Evangelho no AT. Sua missão inclui revelar e comunicar o conhecimento de Deus a Israel e às nações por meio da Palavra escrita. Nos escritos de Moisés, Deus transmite e revela o Seu caráter, a Sua vontade e os Seus planos. Deus revela que Ele existe, quem Ele é, o que Ele faz e o que exige de Seus filhos”, explica Wagner Kuhn.

Deuteronômio é o ápice do Pentateuco. No capítulo 8, Moisés ensina seus ouvintes (leitores) que Deus exige não apenas prioridade, mas fidelidade exclusiva. Por mais interessantes, atraentes ou populares que fossem os outros deuses, nenhum deles deveria ocupar o lugar do verdadeiro Deus. 

• Quem é o Deus verdadeiro? É Aquele que concede lei e sabe que temos condição moral para assimilá-las. É Aquele que incentiva com promessas de vida e prosperidade aos que se submetem a Ele. É Aquele que relembra Seus feitos, para que os Seus súditos abençoados não se esqueçam. É Aquele que oferece do bom e do melhor da terra a Seus servos (Deuteronômio 8:1-9).

• O que Deus faz por Seu povo? Ajuda-o a entender que se não fosse pelo Seu poder, não haveria libertação, nem prosperidade, nem proteção, nem orientação, nem providências nas necessidades. Ele faz aliança com humanos, fortalece-os, abençoa-os e espera ser correspondido (Deuteronômio 8:9-18).

• Como responder a Deus? Comprometendo-nos com Ele! Não sendo negligentes às Suas orientações nem indiferentes à Suas ações, cheios da doença do orgulho que nos faz esquecer Quem Ele é. Devemos tê-lO como Deus (Deuteronômio 8:10-20).

Quanto mais lembrarmos de Deus, melhor será para nós. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...