segunda-feira, 20 de junho de 2022

Deuteronômio 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Deuteronômio 5

Comentário Pr Heber Toth Armí

DEUTERONÔMIO 5 – Deuteronômio 5 está recheado da graça divina – quando se estuda com atenção, sem ideias pré-concebidas. Os Dez Mandamentos foram proferidos graciosamente por Deus (Deuteronômio 5:1-21). É um presente especial a um povo especial. Deus falou audivelmente ao povo sobre Sua intenção de elevar à moral de todos através da lei moral (Deuteronômio 5:22-33). Um Deus santo aproximou-Se de uma multidão de pecadores e ninguém morreu. Isso é graça sobre graça para libertar da desgraça (Deuteronômio 5:24).

Ellen White apela veementemente a nós: “Peço-lhes que estudem os capítulos de 4 a 8 de Deuteronômio, a fim de entender o que Deus requeria de Seu povo na Antiguidade para que fossem um povo santo. Estamos nos aproximando do dia da grande revisão final de Deus, quando as pessoas deste mundo precisarão estar diante do Juiz de toda a Terra para responder por seus atos. Estamos agora em tempo de investigação. Antes do dia da revisão de Deus, o caráter de todos será investigado, e cada caso decidido para a eternidade. Que as palavras do servo de Deus registradas nesses capítulos sejam lidas com proveito” (CBASD, v. 1, p. 1233).

Deus falou, o Sinai foi uma experiência audiovisual cósmica, conforme destacou Christopher Wright; sendo assim, R. Albert Mohler Jr. sintetizou: Se Deus falou...

• ...nós sabemos.

• ...sabemos apenas pela misericórdia.

• ...nós também temos que falar (testemunhar dessa realidade).

• ...tudo é a respeito de Deus, e tudo é para nosso bem.

• ...é para nossa redenção.

• ...devemos obedecer.

• ...devemos confiar.

• ...devemos testemunhar, declarando a verdade revelada.

No sermão de despedida, Moisés ressalta que o evento no Sinai “foi algo totalmente novo feito por Deus no que diz respeito à grande obra da redenção. Deus nunca havia feito nada parecido antes [Deuteronômio 4:33-34]. Esse é um grande avanço da obra da redenção, a qual teve início e se realizou a partir da queda do homem, um grande passo dado pela providência divina na direção da preparação para a vinda de Cristo ao mundo, na realização de Sua grande e eterna redenção. Porquanto esse era o povo por quem Cristo havia de vir, e agora, podemos ver como essa muda, plantada por Deus em Abraão, floresceu” (Jonathan Edwards).

A Bíblia é a fala de Deus transcrita em caracteres legíveis/inteligíveis! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...