quinta-feira, 12 de maio de 2022

Ordem das Tribos - Números 2

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Números 2

Comentário Pr Heber Toth Armí

NÚMEROS 2 – Ao tratar do assunto do culto na igreja, o apóstolo Paulo declarou que “tudo deve ser feito com decência e ordem” (1 Coríntios 14:40). Deus é ordeiro, não desordeiro. Ele é organizado, caprichoso.

É incrível a organização do acampamento de Israel orientado por Deus. Perceba que:

• Ao leste ficavam as tribos de Judá, Issacar e Zebulom (Números 2:3-9).

• Ao sul, deveriam estar dispostas as tribos de Rúbem, Simeão e Gade (Números 2:10-16).

• Os levitas deveriam ficar ao centro do acampamento (Números 2:17).

• Ao oeste, deveriam localizar-se as tribos de Efraim, Manassés e Benjamim (Números 2:18-24).

• Ao norte, deveriam acomodar as tribos de Dã, Aser e Nafatali (Números 2:25-34).

Quando as ordens divinas são seguidas por uma comunidade, tudo fica organizado. Onde Deus Se faz presente, há garantia de avanço, esperança e segurança. Por isso Deus ordenou que Seu povo acampasse ao redor do Santuário, “a certa distância, cada homem junto à sua bandeira com os emblemas da sua família” (Números 2:2). Quando os levitas marchassem levando o Santuário móvel, cada tribo deveria seguir em ordem junto à sua bandeira (Números 2:17). “Assim os israelitas fizeram tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés; eles acampavam junto às suas bandeiras e depois partiam, cada um com seu clã e com a sua família” (Números 2:34).

Se nossa sociedade permitisse que Deus organizasse as famílias, o caos social do tempo do fim não seria tão assustador (2 Timóteo 3:1-4; Romanos 1:20-32). Se Deus sabe como organizar uma nação no deserto, as nações em terras férteis seriam diferentes do que são hoje, se fizessem tudo o que o Soberano Celestial ordena. Por isso, o sábio bem expressou: “Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que Ele escolheu para Lhe pertencer!” (Salmo 33:12).

Certamente, “o acampamento do povo de Deus foi disposto e ordenado por Deus, com o tabernáculo no centro (mostrando que a adoração e o serviço a Deus devem estar no centro). No NT, cada crente tem seu lugar demarcado no corpo (1Co 12), com Cristo como Cabeça” associa Merrill Unger. Deus precisa ser o centro de nossa vida, família, sociedade e igreja!

Permita que Ele administre tua vida e ela não será uma bagunça! Avancemos reavivando-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...