terça-feira, 12 de abril de 2022

Êxodo 39 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Êxodo 39

Comentário Pr Héber Toth Armí

ÊXODO 39 – A presença de Deus Se mostra em cada momento da história de Seu povo:

• A presença salvadora de Deus é vista na libertação da escravidão (Êxodo 1:1-13:16). 

• Sua presença orientadora e provedora é percebida na jornada para o Sinai (Êxodo 13:17-18:27). 

• Sua presença exigente é nítida na Sua aliança no Sinai (Êxodo 19:1-24:18). 

• Sua presença nos convida à adoração e o caminho está nas orientações para o tabernáculo e sacerdotes (Êxodo 25:1-31:18). 

• A presença divina disciplina o erro e perdoa o faltoso (Êxodo 32:1-34:35). 

• A presença de Deus alcança Seu clímax junto à comunidade que reverentemente O adora integralmente (Êxodo 35:1-40:38).

A importante bênção da presença de Deus é a maior recompensa que um pecador pode receber. A maneira carinhosa em que Deus trata Seu Santuário revela Seu amor generoso ao pecador. Quando estudamos corretamente o Santuário e seus serviços, ficaremos impressionados com a imensurável graça de Deus para com os desgraçados pecadores.

Êxodo 39 trata das vestes dos sacerdotes e Sumo Sacerdotes, e da conclusão da obra – conforme Deus orientou. As cores diversas, juntando aos detalhes dourados, vão além de revelar a criatividade de Deus ou a rara beleza em meio ao deserto; mostram o grande cuidado e interesse que Ele tinha com os pecadores recém libertos das agruras da escravidão.

A demonstração de valorização divina à humanidade nota-se também claramente no prenderem “as pedras de ônix em filigranas de ouro e nelas gravaram os nomes dos filhos de Israel, como um lapidador grava um selo. Então as costuraram nas ombreiras do colete sacerdotal, como pedras memoriais para os filhos de Israel, como o Senhor tinha ordenado a Moisés” (Êxodo 39:6-7).

Os membros da igreja de Deus são pedras preciosas aos olhos divinos (1 Pedro 2:4-5). Nossas atividades diárias devem ser realizadas lembrando que, além de sermos importantes para Deus, devemos estar cientes de Sua sagrada presença. A diadema sagrada do Sumo Sacerdote, preparada com ouro puro, contendo a inscrição “Consagrado ao Senhor” (Êxodo 39:30), demonstra-nos que, em Cristo, não pertencemos mais ao pecado que nos escraviza; pertencemos ao Senhor que nos liberta! 

Deus informa como realizar Sua obra; Ele ensina aos que trabalharão em Seus projetos, acompanha a execução, e finalmente, recompensa a todos os que se envolveram.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...