terça-feira, 1 de março de 2022

Diretrizes -Gênesis 47

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 47

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 47 – Neste capítulo está em andamento a profecia de Gênesis 15:13-16 e o sonho profético do Faraó (dos sete anos de fartura e sete anos de seca). Está nítido que Deus está conduzindo a história, e Moisés queria avivar à memoria de seu povo no Egito, que estava chegando a hora de partir dali para a Terra Prometida – conforme Deus profetizara a Abraão em Gênesis 15:16. Que diz:

“Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá [do Egito para Canaã], porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa [na época de Abraão, ou seja, foram concedidos mais de 400 anos de graça aos amorreus]”.

Note que Gênesis 15:13-14 já estava em visível andamento: “Saiba que os seus descendentes [de Abraão] serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos. Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens”. 

Gênesis foi escrito por Moisés próximo ao final dos 400 anos de escravidão e entregou aos anciãos antes das dez pragas caírem no Egito. Mas, suas sagradas páginas servem para nós, que estamos prestes a ver as sete últimas pragas caírem sobre um mundo indiferente a Deus e aos princípios de Seu Soberano Reino (Apocalipse 15:1-16:21).

Gênesis 47 nos dá algumas diretrizes para lidarmos sabiamente com as potências políticas e líderes poderosos deste mundo prestes a sofrer os danos das últimas pragas:

• Respeite as autoridades onde você estabelecer tua residência, como fez o velho patriarca Jacó (Gênesis 47:1-2);

• Seja humilde estando à disposição para ouvir e servir às autoridades que regem o lugar onde moras (Gênesis 47:3);

• Considere-se mordomo (não dono) do lugar onde resides, demonstrando responsabilidade (Gênesis 47:4);

• Abençoe pessoas importantes sem constrangimento, pois você é servo do Deus do Universo (Gênesis 47:5-10);

• Obedeça às ordens civis da sociedade, cumpra com teu papel de bom cidadão, mesmo diante das crises pandêmicas que assolam a humanidade (Gênesis 47:11-26).

• Não permitas que as riquezas mundanas (simbolizadas pelo Egito) e que nem mesmo a morte te impeçam de viver os planos de Deus para Seu povo (Gênesis 47:27-31).

Se Deus cumpriu Suas palavras no passado, certamente cumprirá as que ainda faltam! Espere confiantemente em Deus!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...