quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Falhas de caráter - Gênesis 28

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Gênesis 28

Comentário Pr Heber Toth Armí

GÊNESIS 28 – Muitas vezes as falhas de caráter dos pais se tornam maiores e piores na vida dos filhos. Assim como se aprende coisas negativas, também se aprende as positivas. Isaque mentiu, mas também edificou altares para adorar a Deus; ambos praticados por seu pai Abraão.

Abraão mentiu pelo menos duas vezes, a mentira de Isaque foi pior; agora o neto de Abraão é o ícone do engano. O problema de Esaú não era suas falhas, pois Jacó também tinha as suas. Seu problema era que “sua mágoa não se originava da convicção de pecado; não desejava reconciliar-se com Deus. Entristecia-se por causa do resultado do pecado, mas não pelo próprio pecado”. Ele “representa aqueles que têm em pouco valor a redenção a eles comprada por Cristo, e estão prontos para sacrificar sua herança no Céu por amor as coisas perecíveis da Terra. Multidões vivem para o presente, sem qualquer pensamento ou cuidado pelo futuro”, destaca Ellen White (PP, 181).

Por outro lado, quando Jacó fugia ameaçado, “sentia-se como um rejeitado; sabia que toda esta inquietação fora trazida sobre ele pelo seu próprio procedimento errado... achava-se tão completamente só que sentiu necessidade da proteção de Deus, como nunca antes sentira” (PP, 183).

Deus agiu em prol de Jacó, mostrou Sua infinita misericórdia, porque viu seu coração estraçalhado. Deus percebe tudo!

A escada de anjos é a escada da graça que nos alcança nas profundezas de nossas desgraças. Não há lugar tão fundo que Deus não possa nos alcançar (Salmo 139:8-12). Não há pecado tão grande que possa obstruir o plano de Deus de salvar. Quando pecadores entendem tão grande amor e compaixão sendo eles merecedores da morte, a vontade de doar toma conta do coração. 

Jacó prometeu entregar o dízimo de tudo; não para adquirir o favor de Deus, mas porque desfrutara desse favor sem qualquer mérito. Quanto mais entendermos nossa situação e notarmos a misericórdia de Deus, mais nosso coração se apegará a Ele! Quanto mais entendemos nossa desgraça, mas valorizaremos a Sua (Gálatas 3:13-14). 

Deus desce e liga o Céu a Terra para “levantar” ao miserável pecador! Deus é gracioso, maravilhoso! Ele alcança os mais improváveis!

Os moribundos deste mundo podem contar com Deus sabendo que Ele anseia contar com eles! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...