segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

A RESSURREIÇÃO E A VIDA

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

14/02/2022

https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-ressurreicao-e-a-vida/

A RESSURREIÇÃO E A VIDA

Então Marta disse a Jesus: “Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido.” João 11:21

“Quando Jesus viu que ela chorava, e que os judeus que a acompanhavam também choravam, agitou-Se no espírito e Se comoveu” (Jo 11:33). Lia o coração de todos os que ali estavam reunidos. Viu que, para muitos, o que apresentavam como demonstração de tristeza não passava de simulação. Sabia que alguns no grupo, manifestando agora hipócrita tristeza, em breve estariam planejando a morte, não somente do poderoso realizador de milagres, mas também daquele que estava para ser ressuscitado. Cristo poderia ter arrancado deles o manto de fingida tristeza, mas conteve Sua justa indignação. As palavras que poderia, com toda verdade, ter dito, não pronunciou por amor ao querido ser que estava aos Seus pés ajoelhado em dor, e que realmente acreditava Nele.

“Onde vocês o puseram?”, perguntou. “Eles responderam: Senhor, venha ver!” (v. 34). Juntos, dirigiram-se para o sepulcro. Foi uma cena dolorosa. Lázaro fora muito amado, e as irmãs choravam por ele com o coração despedaçado, enquanto os que haviam sido amigos seus misturavam suas lágrimas com as lágrimas das irmãs desoladas. Pela aflição humana e pelos amigos que choravam pelo morto, enquanto o Salvador do mundo estava presente, “Jesus chorou” (v. 35). Embora fosse o Filho de Deus, revestira-Se da natureza humana e Se comovia com a dor da humanidade. Seu amável e compassivo coração está sempre pronto a se compadecer perante o sofrimento. Chora com os que choram e Se alegra com os que se alegram.

Contudo, não foi simplesmente pela compaixão humana para com Maria e Marta que Jesus chorou. Havia em Suas lágrimas uma dor tão acima do simples sofrimento humano como o Céu está acima da Terra. Cristo não chorou por Lázaro, pois estava para chamá-lo do sepulcro. Chorou porque muitos dos que pranteavam Lázaro em breve tramariam a morte Daquele que era a Ressurreição e a Vida. Quão incapazes os incrédulos judeus eram em interpretar devidamente Suas lágrimas! Alguns, que conseguiam enxergar somente as circunstâncias exteriores da cena que estava perante Ele como causa de Sua tristeza, sussurraram: “Vejam o quanto Ele o amava” (v. 36) (O Desejado de Todas as Nações, p. 424, 425 [533, 534]).

PARA REFLETIR: Como você reage quando alguém a quem ajudou o trai?

Nenhum comentário:

O ÚNICO GUIA SEGURO

  O ÚNICO GUIA SEGURO Àquele que teme o Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher. Salmo 25:12 O apóstolo exaltou a Cristo peran...