sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

“Haja luz!”

Gênesis 1: “Haja luz!” | Reflexão: Pr. Michelson Borges

Então Deus disse: – Haja luz! E houve luz.” Gênesis 1:3

Com as palavras “Haja luz!”, Deus começou a terraformar nosso planeta, ou seja, prepará-lo para ser capaz de abrigar vida. Antes desse momento, o globo era coberto por água, inóspito, sem atmosfera, possivelmente nem girasse. Era um caos! A luz criada é definida pelo próprio texto como sendo o dia (v. 5), ou seja, não se trata dos fótons no universo, até porque anjos já existiam e eles certamente não viviam na escuridão (Jó 38:7). Portanto, o relato da criação em Gênesis 1 se refere ao que Deus fez em nosso planeta e nas vizinhanças dele, não em todo o cosmos.

Conforme afirma o profeta Isaías (45:18), Deus fez a Terra para ser habitada e a organizou em seis dias literais (yom) de 24 horas cada. Quando lemos o relato da criação em Gênesis 1 e 2, vemos o cuidado e a sabedoria do nosso Criador em cada detalhe, mais ou menos como os pais que preparam o quartinho do bebê na expectativa da chegada do filho querido. 

Deus pensou em tudo. Criou a partir do nada. Impôs ordem onde só havia caos; e espantou as trevas com Sua divina luz. Ele continua fazendo isso ainda hoje na vida daqueles que suplicam Sua presença. Ele cria, recria, organiza, ilumina.

Promessa: Deus é o único que pode iluminar as trevas da nossa vida e trazer ordem ao caos. Confie Nele. Ele é especialista em criar o que antes não existia.

Arqueologia: Embora haja semelhanças interessantes entre o relato da criação em Gênesis e mitos antigos (como a semana de sete dias, por exemplo), as diferenças também são significativas. Por exemplo: na Bíblia, Deus cria o tempo, o espaço e a matéria; nos mitos, o universo existe antes dos deuses. Nos mitos, os seres humanos são escravos dos deuses; na Bíblia, são imagem e semelhança de Deus, criados para administrar o mundo.

https://youtu.be/HlVh247bfFc

https://youtu.be/RsT6CVbLZMU Como entender o ''no princípio de Genesis 1

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...