sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Ricos na fé - Tiago 2

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Tiago 2

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Após sair da incredulidade, Tiago passou a crescer na espiritualidade. A incredulidade impede o indivíduo de possuir fé viva (Marcos 6:3-6; João 7:1-20). Mesmo possuindo algum tipo de fé, se for morta, consequentemente será inútil e desprovida de valor salvífico.

Não há vantagem na incredulidade, embora incrédulos se gabem de serem descrentes. Também não existe nenhuma recompensa valiosa em rejeitar a verdade bíblica, contudo, indivíduos desprovidos da fé viva regozijam-se em sua ignorância enfadonha.

Após Jesus ressuscitar garantindo a salvação aos que nEle creem, apareceu vivo aos 11 apóstolos, a 500 crentes, a Tiago e também a Paulo (I Coríntios 15:1-8). Provavelmente, neste momento, Tiago rendeu-se a seu irmão, reconhecendo ser mais que mero irmão, mas seu Senhor, o Messias.

Após converter-se, Tiago esteve no Pentecostes entre os apóstolos (Atos 1:14); depois, recebeu a visita do apóstolo Paulo (Gálatas 1:18-19).

A dedicação de Tiago à Igreja Cristã fez dele o…

• …líder da Igreja de Jerusalém, o presidente do primeiro concílio eclesiástico do cristianismo (Atos 15:13-21; Gálatas 2:1, 9-10) e,

• …supervisor da igreja judaica cristã (Gálatas 2:12; Atos 21:18-25).

Sua carta provavelmente tenha “sido redigida bem no início da vida da igreja apostólica, antes do concílio de Jerusalém em 49 d.C.”, comenta a Bíblia Andrews.

No segundo capítulo encontram-se preciosos ensinamentos:

1. …Ser rico na fé merece mais respeito que ser rico em bens materiais, portanto, não se deve honrar uns e desprezar outros. Amar é mandamento bíblico, e, quem ama respeita a todos igualmente. Esse tema é tão sério que é isso que contará no julgamento divino (vs. 1-13).

2. …A fé do crente deve ser radicalmente diferente da fé dos demônios. Precisamos aprender da fé transformadora que tiveram Abraão e Raabe e rejeitar a dos demônios, que, embora sejam crentes, não são transformados (vs. 14-26).

Reflita:

• Tiago caracteriza àqueles que abandonam a incredulidade e passam a agir pela fé.

• Embora o diabo creia em Deus sua crença não tem valor algum.

• O Antigo Testamento é base para a fé no Novo Testamento.

• Se ateus não creem como os demônios, eles estão num nível inferior de crença.

• Incrédulos, ricos e pobres precisam ser amados para serem atraídos a Cristo.

• Tiago tem autoridade teológica e experimental para tratar da essência da fé!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...