domingo, 28 de novembro de 2021

VALE A PENA OBEDECER

 VALE A PENA OBEDECER

Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à Minha voz, e Eu serei o vosso Deus, e vós sereis o Meu povo; andai em todo o caminho que Eu vos ordeno, para que vos vá bem. Jeremias 7:23

   Pessoas de todas as idades – novos e idosos – se ressentem por vezes com as restrições que lhes são impostas pelos Dez Mandamentos. “Por que Deus nos proíbe fazer isto ou aquilo?”, perguntam com certa rebeldia. “Por que não podemos fazer o que queremos?”

   Provavelmente jamais compreendamos plenamente nesta vida todas as razões das proibições divinas. Mas a grande razão se encontra no texto de hoje: “Para que vos vá bem.” Quando Deus fala, nossa segurança e felicidade dependem da obediência.

   A situação da humanidade é muito semelhante à do pequeno Michael Patterson, de quatro anos de idade. Mike, filho de um sargento da Força Aérea estabelecida em Indiana, Estados Unidos, ficou preso no arruinado carro de seu pai um dia em que um fio de alta tensão caiu sobre o veículo. O sargento Patterson sabia que, se seu filho tocasse qualquer superfície de metal do carro, seria imediatamente eletrocutado. Ele devia explicar o perigo ao menino e correr o risco de ele ficar em pânico? Ou devia simplesmente ordenar que ele ficasse quieto e não tocasse em nada que o cercava?

   Preferiu o último recurso. “Michael, fique calmo. Não toque nada no carro. Fique assim como você está, filho”, repetia de vez em quando. Mike obedeceu. Ficou por 20 minutos ali, rigidamente sentado, mas quieto, olhando nos olhos do pai a quem amava e em quem confiava. Então vieram os funcionários e desligaram a energia. O perigo havia passado. Mike estava salvo.

  Nos tempos antigos, Deus disse a Seu povo: “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que Eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais” (Dt 4:1, itálico acrescentado). Deus sabia do poder degradante da idolatria. Sabia da natureza destrutiva da imoralidade. Sabia dos perigos dos casamentos mistos com os incrédulos. Portanto, disse: “Não”. Se Israel tivesse obedecido, sua história teria sido muito diferente! Vale a pena obedecer.

Kenneth H. Wood, 8/7/1964

  

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...