terça-feira, 9 de novembro de 2021

John Wesley

 JOHN WESLEY

Decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 1 Coríntios 2:2

Para termos ideia de quem foi John Wesley, são importantes os dados a seguir sobre seu trabalho de fé para Jesus e a humanidade. Poucos pregadores do evangelho viajaram, pregaram, escreveram e foram tão perseguidos como Wesley. Certa vez ele disse: “Considero o mundo todo a minha paróquia.”

Aos 83 anos de idade, ele se queixava de que não podia escrever mais de 15 horas por dia sem cansar a vista! E eu já me canso aos 77 anos! Aos 86, ele se sentia envergonhado de não poder pregar mais que duas vezes por dia! Em seu diário escreveu que não estava gostando nada de ter que ficar na cama até às 5h30! Sofreu pedradas e espancamentos sem perder a atitude cristã.

Wesley viajou cerca de 400 mil quilômetros, a maior parte a cavalo, ou uma média de 32 quilômetros por dia, durante 40 anos! Pregou 40 mil sermões e escreveu 400 livros. Conhecia dez línguas diferentes. Em 50 anos, foram poucos os dias em que não pregou pelo menos um sermão sempre às 5 horas da manhã! Pregava regularmente duas vezes por dia e às vezes de três a quatro vezes. Por 60 anos levantou-se às 4 horas da manhã. Poucas vezes sentiu qualquer dor, preocupação ou ansiedade

Como Wesley conseguiu realizar tanto? Quem o motivou a viver assim e a andar com Deus todo o tempo? Sem dúvida sua mãe, Susana, foi fundamental para isso. Ela falava grego e latim. Era uma mulher possuidora de um caráter extraordinário e muito boa cristã. Exerceu tremenda influência em Wesley bem como sobre os outros oito filhos. Mas foram John e Charles os que mais se dedicaram à obra de Deus, especialmente na Grã-Bretanha e Estados Unidos. John foi o fundador da Igreja Metodista, da qual vários saíram para fundar a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ellen White foi uma dessas pessoas.

“Minhas obras”, dizia Wesley, “não me levam à santidade, mas são o fruto dela. A graça de Deus em Cristo é manifesta em nossa obediência.”

Persistente, e possuidor de uma grande calma, era bondoso, firme e amava os pecadores.

Segundo Ellen White, a “vida de Wesley apresenta a todo cristão uma lição de valor incalculável. Que a fé e a humildade, o incansável zelo, o espírito abnegado e a devoção desse servo de Cristo se reflitam nas igrejas de hoje!” (O Grande Conflito, p. 224).

Moysés S. Nigri, 15/2/1993

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...