quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Adorno Interior

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

21 de outubro, quinta

ADORNO INTERIOR

Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. 1 Pedro 3:3, 4

Ao visitar a linda ilha de São Miguel, nos Açores, refleti sobre o importante tema da modéstia cristã. Lá pude observar a simplicidade de nossos irmãos e irmãs.

Muitas vezes ouvimos de irmãs e irmãos: Qual é o problema com anéis, joias, brincos, etc. Por que nós, como adventistas, procuramos não seguir a moda e nos abstemos do uso de joias?

A criação do homem e da mulher foi a obra-prima de Deus. Quando saíram das mãos do Criador eram realmente perfeitos e vestidos com a glória divina. Como consequência da vergonha do pecado, nossos primeiros pais confeccionaram vestimentas de folhas de figueira. Mais tarde, o Senhor fez roupas de peles de animais para Adão e Eva.

O objetivo original das roupas é cobrir o corpo. À medida que os anos foram passando, os seres humanos acrescentaram ao vestuário aspectos estranhos à finalidade inicial: sensualidade, ostentação e vaidade. Infelizmente a humanidade ao longo dos séculos tem sido tão depravada que homens e mulheres abandonaram os princípios da Palavra de Deus e fizeram da moda uma maneira de expressar seus instintos carnais.

É interessante observar que, em momentos de reavivamento e purificação espiritual, Deus pediu ao povo uma reforma que envolvia inclusive as vestes e os adornos (ver Gn 35:2; Êx 33:1-6).

É evidente ao longo da história do povo de Israel que, em momentos de reavivamento e reforma, o Senhor pedia que o povo tirasse seus ornamentos. A Bíblia é clara ao ensinar que o adorno que Deus espera de Seus filhos, tanto homens como mulheres, é o interior.

Ellen White declara que Deus “deseja que cultivemos a pureza e a simplicidade, como a beleza singela das flores” (Caminho a Cristo, p. 86).

Léo S. Ranzolin, 20/9/1996

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...