sexta-feira, 22 de outubro de 2021

“Polêmicas doutrinárias” - Filipenses 3

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -  Filipenses 3

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Alguém disse que “o mais perigoso tipo de ateísmo não é o ateísmo teórico, mas o ateísmo prático. Este é o mais perigoso tipo. E o mundo, e mesmo a igreja, está repleta de pessoas que prestam culto com os lábios em lugar de um culto com a vida”.

“Os judeus colocavam a sua confiança no fato de serem circuncidados, em serem descendentes de Abraão e na realização de cerimônias exteriores e obrigações da lei mosaica – coisas que não poderiam salvá-los. O verdadeiro cristão vê sua carne como pecaminosa, sem qualquer capacidade de merecer salvação ou de agradar a Deus” (John MacArthur).

Laercio Mazaro declarou: “Quantidade não é garantia de qualidade”, e fez uma referência a Serranta Wiersbe que disse: “Algumas pessoas avaliam o ministério exclusivamente através de estatísticas”.

Ministério não deve estar focado em estatísticas assim como a salvação não é pelas obras. Ministério é pastoreio, ministrar espiritualmente (ações imensuráveis), assim como a salvação é pela fé em Jesus.

Moisés Silva sintetiza o capítulo em pauta da seguinte forma, o qual intitula-o de “Polêmicas doutrinárias”:

1. Judaizantes como contexto para a teologia:

• Paulo toma a ofensiva (vs. 1-3);

• Jactância sínica (vs. 4-6).

2. Essência da teologia paulina:

• Falência espiritual (vs. 7-8);

• Riqueza espiritual (vs. 9-11).

3. Teologia prática:

• Frustração e esperança (vs. 12-14);

• Maturidade através da obediência (vs. 15-16);

• Padrões de comportamento (vs. 17-19);

• Cidadania celestial (3:20-4:1).

Há muito falsos líderes religiosos assim como existem muitos falsos crentes na igreja. Eles são hipócritas, inimigos da cruz de Cristo, e tem como Deus ao próprio ventre, isto é, vivem, “não para a glória de Deus (1Co 10:31), mas para autoindulgência e gratificação pessoal” (Francis D. Nichol).

Paulo foi às lágrimas neste capítulo. Porque, em vez dos falsos líderes eclesiásticos “gloriar-se na cruz de Cristo, esses inimigos de Cristo gloriavam-se no seu vergonhoso estilo de vida. Em vez de exaltar a Cristo como a fonte de sua esperança, eles deificavam os seus apetites. Em vez de concentrar a atenção no alvo celestial, chafurdavam no lamaçal do que é terreno! Não é de admirar que Paulo chorasse!” complementa Hebert Douglas.

O cristão deve ter Cristo no coração para reger seu estilo de vida e, o Céu, como alvo primário em tudo na vida! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Quatro em um

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 14  de dezembro Quatro em um Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, q...