sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A Profecia e a Graça Divina - Romanos 11

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Romanos 11

Comentário Pr Heber Toth Armí 

A salvação está disponível tanto aos judeus quanto aos gentios. Ninguém está descartado do plano de Deus.

O simples fato de Deus ter usado alguém (ou um povo) como Seu instrumento não é garantia de salvação, tanto quanto não é verdade a premissa “uma vez salvo, salvo para sempre”. No passado, Deus usou Ciro (Isaías 44:26-28; 45:1-2) e Babilônia (veja o livro de Habacuque) para propósitos nobres e espirituais, mesmo sendo estes povos pagãos.

Deus usou Israel para muitos propósitos: Revelar Sua Lei, entregar Suas Sagradas Escrituras e anunciar o Messias (além de Jesus ter nascido da raça judaica). O fato dos judeus deturparem tais propósitos, principalmente por rejeitarem ao Messias, fez com que deixassem de ser etnicamente o povo eleito/escolhido, predito em Daniel 9.

“As setenta semanas, ou 490 anos, especialmente conferidas aos judeus, terminaram no ano 34. Naquele tempo, pelo ato do Sinédrio judaico, a nação selou sua recusa do evangelho, pelo martírio de Estêvão e perseguição aos seguidores de Cristo. Assim, a mensagem de salvação, não mais restrita ao povo escolhido, foi dada ao mundo” (Ellen G. White).

• Desde então o povo de Deus é a igreja composta de pessoas de todas as nações do mundo.

Inclusive, os judeus podem se salvar -se quiserem. Eles não estão desprovidos de oportunidade. Contudo, precisam aceitar a Cristo como qualquer pessoa de outra nação. Caso não aceitem, estarão perdidos como qualquer pagão que recusa abertamente a salvação.

Observe a síntese de Romanos 11, conforme Leon Morris:

As promessas de Deus se cumprirão (11:1-36):

• O remanescente de Israel (vs. 1-10);

• A restauração de Israel (vs. 11-24);

• A conversão de Israel (vs. 25-32);

• A misericórdia de Deus (vs. 33-36).

Percebeu a mensagem, a profecia e a graça divina? Note o que Ellen G. White comentou:

“Ao serem as Escrituras do Antigo Testamento combinadas com o Novo numa explanação do eterno propósito de Jeová, isso será para muitos judeus como o raiar de uma nova criação, a ressurreição da esperança. Ao verem o Cristo da dispensação do evangelho retratado nas páginas das Escrituras do Antigo Testamento, e perceberem quão claramente o Novo Testamento explica o Antigo, suas adormecidas faculdades despertarão e eles reconhecerão Cristo como o Salvador do mundo. Muitos receberão a Cristo pela fé como seu Redentor”.

Judeus e gentios: Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...