quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Duas Listas

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

5 de agosto, quinta

Duas Listas

Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do espírito. Romanos 8:5

O capítulo oito de Romanos é a catedral da justificação pela fé. Nele Paulo ensina que quem foi justificado não está mais sob condenação (ver Rm 8:1). O apóstolo afirma que a pessoa justificada anda “segundo o Espírito”. Quem não foi justificado anda “segundo a carne”. A Bíblia fala em dois tipos de obras: as da carne e as do Espírito.

Durante uma semana de oração e louvor, ouvi a história de um homem que, na juventude, havia sido uma pessoa muito problemática. Ele brigava, arrebentava com tudo e não levava desaforo para casa. Após sua conversão, se tornou manso e paciente. Certo dia, depois de um pequeno acidente de trânsito, o motorista do outro carro quis ir para as vias de fato. Nosso irmão permaneceu calmo e deu um eloquente testemunho diante de dezenas de pessoas que se aglomeraram para ver a confusão. No momento de maior pressão, sob os maiores xingamentos, ele recitou no íntimo o Salmo 23. E não lhe faltou poder para a vitória.

Antes de sua conversão, sua vida era regida pelas obras da carne: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias” (Gl 5:19-21). Depois de sua justificação pela fé e em plena ligação com Cristo, outra lista assumia o controle: as obras do espírito, que são: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5:22, 23).

A história não terminou aí. No dia seguinte, o motorista do outro carro foi à casa de nosso irmão e confessou: “Estou profundamente envergonhado por causa das minhas atitudes ontem. Perdoe-me.” E se tornaram amigos.

O fruto do Espírito é um pacote fechado. Se você está ligado à Videira, produz todo seu conteúdo. Você não pode ser manso sem ser bondoso; não pode ser alegre sem ter domínio próprio.

Duas listas de obras. Dois tipos de vida. A que lista você gostaria de pertencer? O Espírito Santo pode, neste momento, rasgar sua lista de obras da carne e começar a escrever em seu coração uma página de glória.

Rubens S. Lessa, 9/2/2000

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...