quinta-feira, 8 de julho de 2021

Um Libertador Divino - João 3

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - João 3

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Temos a tendência de tornar a mensagem bíblica desequilibrada. Olhamos o lado da moeda que mais gostamos. Assim, nossa teologia torna-se manca, incompleta, defeituosa. Consequentemente, teremos uma visão distorcida de Deus.

1. Nicodemos possuía uma visão distorcida da teologia, contudo, ele foi buscar respostas, mesmo que tivesse de ir às escondidas, à noite (vs. 1-21). Ali Jesus deu aula de teologia, cristologia, soteriologia, hamartiologia, missiologia, etc. a um homem só.

2. João Batista intentava corrigir a visão das pessoas sobre o Messias quando era questionado por causa de alguma coisa que Jesus fazia. Sua teologia está em harmonia com a ensinada por Cristo, embora nunca tivesse recebido a aula que Nicodemos recebeu (vs. 22-36).

No capítulo em pauta existe um contraste pouco observado. Analise estes dois versículos, que não se contradizem, mas o contraste existente se complementa:

• Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

• Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna; mas sofrerá para sempre o castigo de Deus (João 3:36).

Ao comparar estes dois versículos, entendemos melhor nossa situação e desejaremos mais urgentemente um Libertador à altura de nossa condenação.

Consequentemente, compreenderemos que, se nossa maior e mais urgente necessidade fosse de…

• …informações, Deus teria enviado um pedagogo ou inventor da internet;

• …tecnologia, Deus teria enviado um cientista ou engenheiro eletrônico;

• …entretenimento, Deus teria enviado um artista, ator ou palhaço ao mundo;

• …dinheiro e riquezas, Deus teria nos enviado um economista ou contador;

• …moradia, Deus teria enviado um pedreiro ou engenheiro civil;

• …conselhos, Deus teria enviado um psicólogo ou conselheiro espiritual;

• …curas, Deus teria enviado um psiquiatra ou médico;

• …sabedoria, Deus teria enviado um filósofo.

Deus sabe que nossa maior necessidade é de um Libertador divino. Por isso, enviou Seu Filho para morrer por todo pecador a fim de oferecer-nos a possibilidade de vida eterna; porém, quem O rejeita revela preferência pela condenação/problema em detrimento da salvação/solução.

Infelizmente valorizamos mais necessidades secundárias como moradia, dinheiro, tecnologia, etc. Precisamos entender que tais coisas são ilusórias e não promovem vida eterna. Só Jesus realmente satisfaz nossa maior necessidade. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

O homem que não sai de cena

  MEDITAÇÃO DIÁRIA 24 de outubro, domingo O HOMEM QUE NÃO SAI DE CENA Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de q...