terça-feira, 8 de junho de 2021

Mais Preciosa do Que Pérolas

MEDITAÇÃO DIÁRIA

8 de junho, terça

Mais Preciosa do Que Pérolas

Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:15

Imagine a cena. Certa manhã, enquanto você se dirige ao trabalho, vê na estrada uma idosa pedindo carona. Pelas roupas dela, você percebe que a mulher é pobre; pelo aspecto do rosto, fica evidente que está passando mal. Você tem pressa. No entanto, seu coração fala mais alto, e você para. Ela pede para deixá-la no hospital mais próximo. Você percebe que ela está muito mal e acelera fundo. Durante a curta viagem, inadvertidamente, ela coloca um papel no seu bolso. Ao chegar ao hospital, a idosa morre.

Naquela noite, em casa, você encontra o papel. A nota diz: “Sou uma mulher solitária. O único filho que tive abandonou-me há muitos anos. O que ele ignora é que eu recebi uma herança. Tenho um milhão de dólares guardados no cofre do banco tal. O segredo do cofre é PX402. Como você me prestou socorro, o dinheiro é seu.”

O que você faria? Jogaria o papel fora? Pensaria que aquela mulher seria incapaz de ter um milhão de dólares? Ou correria ao banco para ver se era verdade?

Um milhão de dólares é muito dinheiro. Ninguém seria louco a ponto de fazer pouco caso de uma fortuna dessa. Mas o provérbio de hoje afirma que existe algo muito mais precioso do que um milhão de dólares. O verso diz: “Mais preciosa é do que pérolas, e tudo que podes desejar não é comparável a ela.” Salomão está falando aqui da sabedoria. Sabe por que existem pessoas frustradas, fracassadas e infelizes? Porque não sabem viver. Podem ter dinheiro, fama, poder e cultura, mas não sabem viver. Existir não é viver. Viver é uma arte que requer sabedoria.

Para Salomão, sabedoria não é só conhecimento. É a habilidade de usar o conhecimento. Uma pessoa pode ter títulos doutorais, mas não ser sábia. A sabedoria bíblica não é teórica; é prática. Inclusive, uma das primeiras vezes em que a palavra sabedoria é usada na Bíblia é com relação à habilidade que os artesãos tinham para elaborar as roupas do sacerdote. As roupas precisavam ser impecáveis, perfeitas em seus mínimos detalhes. Se você for sábio, fará da vida uma obra de arte, perfeita em todos os seus detalhes. E será feliz.

Por isso, peça a Deus sabedoria e lembre-se de que “mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela.”

Alejandro Bullón, 2/1/2007

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...