quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Daniel orou e intercedeu - Daniel 9

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Daniel 9

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Depois da queda de Babilônia os judeus ainda permaneciam no exílio. Daniel orou e intercedeu pelo povo (vs. 1-19) e Deus atendeu (vs. 20-27).

• Deus é especialista em atender as súplicas do coração impaciente. Mais ainda quando estas súplicas visam buscar orientação em Sua revelação.

Daniel estava no cativeiro com os judeus. Ele sabia que 70 anos após o cativeiro deveria haver libertação – sua crença baseava-se nas profecias das Escrituras (Jeremias 25:1-14; 29:10-14).

Deus, respondendo à angústia de Daniel, foi além da libertação dos judeus. Deus Lhe mostrou o Libertador do mundo, não do cativeiro físico, mas do cativeiro espiritual. O Libertador…

• …Faria expiação pelos pecados para justificar aos transgressores da Lei de Deus (v. 24);

• …Seria o Ungido de Deus, o Príncipe Celestial (v. 25);

• …Seria mais do que rejeitado pelos amantes do pecado, morreria em suas mãos (v. 26);

• …Alcançaria seus objetivos ao cumprir as profecias acerca do Messias (v. 27).

Tais acontecimentos não estavam apenas previstos, eles tinham data marcada na agenda divina 500 anos antes. Somente uma mente incrédula não vê a maravilha da profecia bíblica.

O ponto de partida para a contagem das 70 semanas é o ano 457 a.C. Estas se dividem em três períodos conforme o texto sagrado:

• 7 semanas proféticas = 49 anos literais;

• 62 semanas proféticas = 434 anos literais;

• 1 semana profética = 7 anos literais.

Ao todo são 490 anos. Iniciando a contagem em 457 a.C., somando 490 anos, chegamos ao ano 34 d.C. O último período (7 anos literais), correspondentes à última semana profética, divide-se em três:

1. Inicia com Jesus sendo ungido/batizado no ano 27.

2. Na metade da semana, ou seja, três anos e meio após o batismo (ano 31), Jesus foi crucificado.

3. Finaliza a semana, no ano 34, quando Estêvão foi apedrejado pelos judeus por rejeitarem Jesus.

Isaque Newton referiu-se aos últimos versículos deste capítulo como “a pedra fundamental da religião cristã”. Pois, como disse Samuel Nuñez, “de acordo com as evidências linguísticas e estruturais do poema de Daniel 9:24-27, JESUS, O CRISTO, é o único que cumpre todos os requisitos de tal profecia messiânica”.

O cativeiro neste mundo de pecado logo chegará ao fim, mas antes é preciso consagração, estudo da Bíblia, arrependimento e purificação para que compartilhemos desta libertação. Portanto, estudemos e reavivemo-nos!

“Senhor, capacita-nos!” – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Graça Sobre Graça

  Meditação Diária Quinta-feira, 23 de setembro GRAÇA SOBRE GRAÇA Todos recebemos da Sua plenitude, graça sobre graça. João 1:16, NVI Vimos ...