sábado, 30 de janeiro de 2021

No Plano Divino - Ezequiel 39

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Ezequiel 39

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Qualquer plano estabelecido sem Deus está absolutamente fadado ao fracasso. Por mais forte que seja o exército, por melhor que seja a estratégia, por mais recursos que se tenha – armas, táticas e habilidades físicas – são ineficazes frente ao que Deus propõe a fazer no mundo.

Temos muito a aprender do capítulo em pauta. Leia-o várias vezes em várias versões, ore e reflita em cada um de seus versos, depois medite nestes pontos:

• Inimigos do povo de Deus serão punidos devido aos seus pecados, injustiças e imoralidades; quando o juízo divino terminar, o universo inteiro terá convicção do poder de Deus que é justo, misericordioso e poderoso (vs. 1-8).

• Inimigos de Deus, desvinculados da fonte da vida, amantes do pecado, que é o combustível do fogo do juízo, serão plenamente destruídos; assim, Deus será plenamente vitorioso e terá resolvido para sempre o problema do mal (vs. 9-15).

• A destruição total de tudo que está relacionado ao mal revela a capacidade divina de vencer completamente sobre tudo o que invadiu e suplantou a criação que era perfeita (vs. 16-22).

• A restauração do povo de Deus do cativeiro revelaria o caráter de Deus ao mundo inteiro, a intolerância de Deus para com o pecado e Sua misericórdia para com o pecador. O reavivamento da nação desobediente só se daria com a atuação sobrenatural do Espírito Santo no coração do remanescente (vs. 23-29).

No plano divino, nenhum ímpio escapará do juízo e nenhum justo será esquecido, abandonado. Os que profanam o nome de Deus terão seus nomes riscados da terra dos viventes. Deus honra aqueles que honram o Seu santo e magnífico nome.

Os 7 anos de destruição (v. 9) simbolizam e revelam completude e perfeição na execução do julgamento. Os 7 meses de purificação (v. 12) revelam plenitude na restauração do que o pecado arruinou. O que aconteceu no passado é um reflexo do que Deus fará no futuro, conforme revela o livro de Apocalipse capítulo 19, 20 e 21.

Enquanto o pecador impenitente perde a vida, o pecador arrependido e restaurado recebe a plenitude do Espírito para viver o alto padrão idealizado por Deus à humanidade arruinada pelo pecado.

No fim, o caráter de Deus será vindicado e os reavivados serão redimidos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As Palavras Convencem, O Exemplo Arrasta

  MEDITAÇÃO DIÁRIA 6 de agosto, sexta As Palavras Convencem, O Exemplo Arrasta Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te pad...