sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Deus cuidou de Jeremias -Jeremias 39

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Jeremias 39

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Aqui neste mundo o crente não está num parque de diversões, mas num grande conflito. O verdadeiro servo de Deus é alvo de tudo o que não presta. Muitos líderes do povo de Deus se voltam contra ele.

Jeremias foi alertado por Deus de seu sofrimento por ser profeta (1:17-19). Ele foi ferido por Pasur, responsável pela ordem no templo, depois colocou o profeta do cepo (20:2). A Palavra de Deus proporcionou sofrimento a ele, que queixou de sua sorte, clamou e gritou, sem obter respostas (20:8).

Jeremias foi preso, pelo menos duas vezes. Esteve encerrado no pátio da casa do rei (Jeremias 32:2-3). Uma vez numa prisão (Jeremias 37:15) e ainda outra num poço com lama (Jeremias 38:4). Suas mensagens não foram bem interpretadas, por isso foi cruelmente acusado.

Em momentos difíceis como esses, todos precisam de amigos. Jesus teve três no Jardim do Getsêmani. Jeremias também. Eugene Peterson diz que “Henry Adams escreveu: ‘Um amigo durante a vida é suficiente; dois é muito e três, algo difícil de ocorrer’. Jeremias teve três. O eunuco arriscou a própria vida ao resgatar o profeta. Por ser estrangeiro ele não tinha direito legal. Ademais, estava indo contra a opinião popular em meio a uma crise histérica própria de tempos de guerra. Nada disso, contudo importava. Um amigo é um amigo”.

• Assim como opor-se a um mensageiro de Deus equivale a rebelar-se contra Deus, ser amigo de um servo de Deus implica colocar-se ao lado do Todo-poderoso.

Por isso, quando Jerusalém foi destruída, os filhos do rei foram mortos, seus olhos vazados e deportado com seu povo para a Babilônia (Jeremias 39:1-10), Deus cuidou de Jeremias e seu amigo negro, o etíope Ebede-Meleque, através das mãos dos destruidores do povo (vs. 11-18).

• Outra coisa, por mais oposição que se levante conta a Palavra de Deus na boca de Seus servos, nada a impede seu cumprimento, seja ela negativa (vs. 1-10) ou positiva (vs. 15-18).

Vale a pena se colocar ao lado de Deus, da Palavra profética e ser amigo dos servos do Altíssimo. Além de que, devido a tantas aflições por dedicar-se a Deus, os pregadores de Sua Palavra precisam de amigos verdadeiros.

Saiba que Deus cuida dos amigos de Seus servos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...