quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Alegria sem limites

MEDITAÇÃO DIÁRIA

10 de dezembro

Alegria sem limites

Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram [...] alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

Posso garantir a você que escrever esta meditação foi uma experiência excepcionalmente rica! Redescobri o prazer de estar em contato com a Palavra de Deus durante quase 24 horas diárias. Especialmente na fase final, fui para a cama levando-a na mente. Não importava quantas vezes eu acordasse durante a noite, ela continuava no mesmo lugar. Pela manhã, levantava com a sensação de que apenas havia fechado os olhos e continuado meditando na Palavra. Se você imaginar que isso representou cansaço, garanto-lhe o contrário: foi uma grande bênção. Que maravilha é a Palavra!

Lembro-me de certa ocasião em que, depois de haver trabalhado durante a manhã, tive a ideia de aproveitar o pequeno espaço antes do almoço para olhar rapidamente o noticiário, o que não era feito havia alguns dias. A diferença de sentimentos foi gritante. Pareceu-me ter estado voando anteriormente sobre nuvens e, em seguida, aterrissado num lixão. Pensei: “Por que tantas vezes trocamos o tempo que deveríamos ocupar desfrutando plenamente o tesouro da Palavra por coisas inúteis?”

“Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram […] alegria para o coração”, exultou Jeremias, em meio à afronta de seus conterrâneos e o dever de lhes anunciar a Palavra que havia recebido de Deus. Na própria vida, ele havia experimentado a realidade prazerosa de tê-la encontrado; sabia de quem a tinha recebido. Por isso, era tão bem-vinda como o alimento é para o faminto (Mt 4:4). “Alegremente, [Jeremias] a recebeu, guardou-a na memória, digeriu-a na mente e a estimou no coração” (John Gill, Exposition of the Entire Bible, Jr 15:16).

Devemos ter em mente, porém, que a beleza e a força da Palavra não estão apenas nas profecias, doutrinas, ensinamentos éticos, mandamentos, valores, aventuras heroicas, cânticos, poesia e tudo o mais que contém. Embora tudo isso seja importante, Cristo é o personagem central da Bíblia. Nada que seja entendido à parte Dele fará sentido. “São elas mesmas [as Escrituras] que testificam de Mim”, disse Jesus (Jo 5:39).

Renove no coração a alegria produzida pela Palavra. Simplesmente dedique tempo diário a ela. Mal posso imaginar a satisfação imensa que você terá ao redescobrir a bênção que vem de suas páginas.

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...