segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Religião Corrompida - Jeremias 7

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Jeremias 7

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Tem muita gente vivendo o aspecto externo da religião sem dar a devida relevância ao seu aspecto interno. Assim, a vida religiosa não passa de mera casca de aparência com a essência de qualquer pessoa desprovida de Deus.

A distorção religiosa sempre foi combatida pelos verdadeiros líderes espirituais. Jeremias, assim como Oséias, Miquéias e Isaías lidaram com esse mesmo problema. Ainda hoje, no seio do cristianismo, o problema continua. Devemos, então, dar ouvidos à mensagem de Deus em Jeremias 7, contendo os seguintes pontos:

·         De que adianta adorar a Deus externamente quando o interior está poluído com falsa teologia, falsa ética e falsa espiritualidade? (vs. 1-15).

·         De que adianta a prática da oração (ou da intercessão) quando o coração está distante do Senhor devido a priorizar qualquer coisa que não seja Deus ou impede de torná-lO prioridade no dia-a-dia? (vs. 16-20).

·         De que adianta práticas ritualísticas quando tornam-se fins em si mesmas, destituídas dos significados propostos por Deus? (vs. 21-26).

·         De que adianta Deus falar àqueles que se acham bons, ou mesmo disciplinar quem pensa que está certo do seu jeito? (vs. 27-34).

Dar de ombros a Deus, ser indiferente aos Seus mandamentos, desprezar Seus princípios espirituais tornam a consciência insensível à Sua voz. Conquanto, precisamos obstruir as vias da teimosia e desobstruir as vias de acesso a Deus.

Se não dermos ouvidos às palavras divinas em Jeremias, poderemos até ter templos cheios de pessoas, mas serão vazias de Deus. Podemos ter empolgantes cultos no templo, mas seus serviços cúlticos serão antropocêntricos, não teocêntricos/cristocêntricos.

O problema do povo judeu na época de Jeremias é o mesmo do povo de Deus no período de Laodicéia, vive a religiosidade que causa náuseas em Deus (Apocalipse 3:14-22); e, pior, por ignorar o real problema, lamentavelmente despreza ao diagnóstico divino.

Uma religião de faz-de-conta, não conta diante do juízo divino. Aparência não garante permanência diante do Deus intolerante à hipocrisia. Por isso, Ele revela claramente: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo”; e apela: “Sê, pois, zeloso e arrepende-te!”

Israel rejeitou ao apelo divino por meio do mensageiro de Deus... e quanto a você, tem atendido? Então... vamos sair de nossa letargia arrependendo-nos de nossa hipocrisia?

Reavivemo-nos! Oremos: “Senhor livra-nos da religião corrompida, tornando-nos verdadeiros adoradores” – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...