quinta-feira, 12 de novembro de 2020

NÃO DESISTA!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

12 de novembro

NÃO DESISTA!

Se perseveramos, também com Ele reinaremos; se O negamos, Ele, por sua vez, nos negará. 2 Timóteo 2:12

Praticando hipismo, Claire Lomas e o cavalo se chocaram contra uma árvore. Costelas quebradas, perfurações no pulmão, fraturas múltiplas no pescoço e uma lesão na medula deixaram-na paralisada do tronco para baixo em 2007. Em meio ao sofrimento, ela encontrou motivação para se tornar a primeira pessoa a terminar uma maratona com ajuda de um exoesqueleto. Ela completou o percurso da maratona de Londres em 16 dias. Geralmente, nas histórias de perseverança com final feliz, o esforço humano é sempre o grande destaque, seja no âmbito financeiro, acadêmico, profissional ou esportivo.

De fato, se estabelecemos projetos de vida e temos a certeza da aprovação divina sobre eles, podemos estar certos de poder enfrentar as dificuldades e concretizá-los. Mas a corrida espiritual é de significado e valor infinitamente superiores a quaisquer planos que façamos. Trata-se de uma corrida para a eternidade que também não dispensa desafios. Nos versos anteriores, o apóstolo relembra as perseguições que sofreu. O inimigo de Deus e de todo o bem não se manterá passivo, sem causar algum distúrbio à vida de um fiel cristão. No entanto, na Bíblia, somos repetidamente incentivados a perseverar. Paulo escreveu: “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hb 10:36). E o apóstolo Tiago disse: “Eis que temos por felizes os que perseveram firmes” (Tg 5:11). Tendo em mente o perigo de alguém renunciar à fé diante de perseguições, Jesus condicionou à perseverança o recebimento do galardão eterno: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24:13).

O verso de hoje é apenas mais um em que Paulo ecoou essa condição. Contudo, ao contrário do que ocorre no campo das conquistas materiais, apenas esforço humano não garante o sonhado final feliz. É necessário haver entrega a quem pode restaurar o que foi perdido ou possibilitar o que nunca foi conseguido. Necessitamos de Cristo. “Onde Cristo Se faz presente, também presente está a vida e a bem-aventurança. Devemos manter-nos firmes a esta comunhão que temos com Cristo, para que não morramos em nós mesmos, mas com Ele, para que sejamos companheiros de Sua glória” (João Calvino, As Pastorais, p. 230). Por isso, Paulo fala de perseverarmos “com Ele”, não com nossos limitados recursos espirituais. O segredo está nesta afirmação de Cristo: “Permaneçam em Mim” (Jo 15:4, NVI).

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...