quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Resgate - Isaías 62

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Isaías 62

Comentário Pr Heber Toth Armí 

O sonho de Deus é bem maior e melhor que nossos mais ambiciosos sonhos. Seu plano para a humanidade vai bem além de nossa compreensão e imaginação.  

Note que neste capítulo, o profeta apresenta a cidade de Jerusalém exaltada na Terra, mesmo que os miseráveis pecadores israelitas não voltassem do exílio corretivo de Babilônia transformados como deveriam.

1. Deus Se interessa imensamente por Seu povo: Esse magnífico texto inspirado contém as palavras do próprio Deus. É o Senhor do Universo que declara não se calará nem descansará até Jerusalém ser exaltada na Terra (v. 1).

2. Deus revela os segredos de como será Sua cidade quando Seus planos forem concretizados: A cidade será admirada, gloriosa, respeitada, honrada. Será chamada Hephzibah, o prazer de Deus e Beulah (casada); pois, além do deleite de Deus estar nela e em seus moradores, o compromisso de relacionamento dEle se equipara ao compromisso sério e íntimo do casamento (vs. 2-5).

3. Deus restaurará, protegerá e abençoará de forma indescritível a Sua cidade e Seu povo: Nada poderá impedir, nem nada invadirá os propósitos de Deus para Jerusalém. Será uma eterna cidade de glória! Deus assim jurou com objetivo de cumprir o que prometeu (vs. 6-12).

Mas, onde está tal cidade? Bom, os judeus não colaboraram para tornar essa promessa possível! Contudo, felizmente, Deus não anulou Suas magníficas promessas. Os últimos capítulos de Apocalipse (17-22) revelam que Deus, além de cumprir Isaías 62, está dirigindo cada detalhe a fim de levar nossa história a um climax apoteótico. 

Mais do que os indivíduos que prezam pelo lugar em que moram, Deus está imensamente desejoso de salvar pecadores para abençoar a famosa cidade de Jerusalém.

Após destruir Babilônia que arruinou a existência do povo de Deus, a Nova Jerusalém (cidade santa), descerá dos Céus, e os salvos viverão para sempre no melhor ambiente jamais sonhado. A Nova Jerusalém revela a renovação dos planos de Deus para o mundo.

Quando as estratégias de Deus para resgatar a humanidade forem plenamente executadas, a Nova Jerusalém será a capital não da Terra, mas do Universo. Enquanto isso, por que não cantarmos o hino “Terra de Beulá” (HASD, 363), inspirado em Isaías 62, que inspira-nos a buscar pela proteção e cuidados de Deus? 

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...