segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Deus Intervém - Isaías 45

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Isaías 45

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Deus Intervém

Deus existe. Ele é real. Ele não é fruto da invenção imaginária humana. Claro, existem os deuses falsos físicos e imaginários. Também existe distorções do verdadeiro Deus.

O Deus verdadeiro age, interage e intervêm em nossa história. Ele tem características peculiares que anseia que conheçamos, pois estas características O distinguem dos milhares de falsos deuses e dos conceitos falsos de divindades que permeiam inúmeras religiões do mundo.

Por ser o único ser que conhece exatamente como será o futuro, as profecias bíblicas são as únicas predições que são verdadeiramente seguras e certas. O capítulo em questão fala de Ciro, o rei pagão que agiria em prol do povo remanescente de Deus.

A primeira referência a Ciro está em Isaías 44:24-28. A profecia foi proferida 150 anos antes dela ocorrer. Ou seja…

1. …150 anos antes do nascimento de Ciro, Deus predissera quem ele seria, até o citou pelo nome.

2. …150 anos antes de Ciro nascer, Deus sabia que ele seria rei da Pérsia e qual seria uma das mais importantes ações no âmbito da política externa.

3. …150 anos antes de Ciro, Deus precisava saber cada um dos ancestrais dele, com quem cada um se casaria, sobre os muitos membros daquela linhagem familiar.

4. …150 anos antes de Ciro governar, para prever com exatidão Deus precisava saber que num ambiente de guerra sua família e principalmente ele sobreviveria.

5. …150 anos antes, Deus precisava saber quem estaria envolvido na disputa do poder pelo reino da Pérsia e que Ciro os venceria.

6. …150 anos antes da profecia se cumprir, Deus precisava saber que os judeus seriam estrangeiros para que Ciro os libertasse.

7. …150 anos antes do fato, Deus precisava conhecer os sentimentos e intenções de um homem antes dele existir e saber que ele promulgaria um decreto que permitiria que os judeus retornassem à sua terra.

É extremamente complexo prever o futuro; contudo, para Deus não existe impossíveis. Só Ele consegue. Diferentemente dos ídolos, Deus…

• …promete e cumpre, prevê infalivelmente o futuro (vs. 1-8);

• …usa quem Ele quiser, apesar das críticas dos críticos (vs. 9-13);

• …é Criador e Salvador (vs. 14-19);

• …age independente e diferentemente dos ídolos, que nada são e nada fazem (vs. 20-25).

Apegue-se a Deus, confie nEle! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...