segunda-feira, 6 de abril de 2020

Os que temem a Deus

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica – Salmos 64
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

O cristão não é super-humano. Os que servem a Deus não recebem superpoderes para mandar e desmandar nos perversos. Tornar-se cristão nos faz humildes e sensíveis como Cristo, não autoritários nem blindados contra o mal.

A única segurança dos servos de Deus é buscar socorro no Senhor Deus, porque ser cristão aqui no mundo é viver na contramão da humanidade. Além disso, o cristão sempre é alvo dos que praticam o mal. Davi, Abel, Daniel, Jesus, Paulo são provas disso.

O Salmo em apreço tem muitas lições importantes a nos revelar:

1. Em um ambiente hostil, que nos faz sentir insegurança e temor, perigo e ameaças, o crente deve reconhecer sua impotência e buscar ao Deus onipotente (v. 1).

2. Os que servem ao pecado tem caráter parecido ao seu autor. Satanás é o acusador dos irmãos (Apocalipse 12:10; Zacarias 3:1-2) e seus agentes humanos refletem seus traços de caráter (João 8:44); por isso, Jesus declarou que nossas palavras nos condenam ou nos justificam (Mateus 12:37).

• Os filhos do mal conspiram contra os filhos de Deus e causam tumultos (v. 2);
• Os filhos do mal têm a língua afiada para falar palavras que trazem amarguras aos filhos de Deus (v. 3);
• Os filhos do mal falam para humilhar e destruir, falam por trás ou sutilmente, até tornam-se “crentes” visando atingir aos íntegros filhos de Deus (v. 4);
• Os filhos do mal anseiam a destruição dos filhos de Deus e usam inúmeras estratégias para alcançar seus propósitos diabólicos (v. 5);
• Os filhos do mal tentam encontrar erros nos filhos do bem para então derrotá-los em algum ponto, a criatividade deles é grande e suas artimanhas são medonhas (v. 6).

3. Deus é mais forte que os perversos, consequentemente, os que ferem com a língua serão castigados com a língua, não de Deus ou dos crentes, mas deles mesmos (vs. 7-8).

4. Os que temem a Deus sabem o que Ele faz, são moldados por Seu caráter e se alegram com Seus procedimentos (vs. 9-10).

Colocar Deus em primeiro lugar significa não reagir conforme manda nosso eu, mas entregar inclusive inimigos a Deus em oração. Quem assim proceder será reto/justo, alegre e confiante em um ambiente deprimente.

Pratique o bem mesmo num ambiente mal! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...