sábado, 7 de março de 2020

VAMOS CANTAR

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Sábado, 07 de março

VAMOS CANTAR

Cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Colossenses 3:16, NVI

Entre outros benefícios, pesquisas revelam que a música acalma, reduz o estresse, ameniza a dor física, espanta o desânimo e nos torna mais felizes. O cristão precisa do amparo poético dos hinos e de tantos benefícios proporcionados pela música, a fim de tornar a vida cada vez mais agradável e bela. Para Lutero, “a música é filha do Céu, e o homem que verdadeiramente a ama não pode ter senão bons sentimentos. […] A música é uma forma de disciplina que torna o homem mais paciente e razoável. Vem de Deus e não dos homens. Por isso, não receio dizer: Depois da teologia, nenhuma arte lhe pode ser comparada” (Música e Adoração, p. 31).

A Bíblia está repleta de música e louvor. Quando ainda eram lançados os fundamentos da Terra, “as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (Jó 38:7). Ao enfrentar uma coalizão moabita, amonita e meunita, o povo de Deus, sob o reinado de Josafá, foi divinamente orientado a dar “graças ao Senhor, porque a Sua misericórdia dura para sempre” (2Cr 20:21). Então, “tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir […], e foram desbaratados” (v. 22). Há os cânticos de Maria, ao receber o anúncio de que em seu ventre geraria o Salvador (Lc 1:45-54), e de Zacarias, a propósito do nascimento de seu filho, João Batista (Lc 1:67-79). Semelhantemente, Simeão cantou, ao ter nas mãos o tão esperado bebê Jesus (Lc 2:29-32).

O próprio Cristo cantou, por ocasião da Ceia pascal com os discípulos (Mt 26:30). Os livros de Salmos e Apocalipse contêm significativos cânticos de louvor, agradecimento e celebração, como os cânticos de Moisés e do Cordeiro (Ap 15:3), esse último, o cântico exclusivo dos salvos, pois é aquele que traduz a experiência de pecadores resgatados.

Os cristãos colossenses receberam este conselho: “Ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.” O cântico coletivo e o individual têm preponderância em nossa edificação espiritual. Você não precisa ser especialista na arte musical para receber seus benefícios espirituais em quaisquer circunstâncias. Escolha um cântico hoje. Tenha-o sempre na mente e no coração. Seu dia será melhor.
Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...