quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

PRIMEIRO, DEUS

MEDITAÇÃO DIÁRIA

13 de fevereiro

PRIMEIRO, DEUS

Não terás outros deuses diante de Mim. Êxodo 20:3

Se realmente desejamos ser felizes nesta vida, já antecipando as alegrias da eternidade, devemos colocar Deus em primeiro lugar. A receita de uma vida feliz e vitoriosa é reconhecer a prioridade do que, ou de quem, realmente é prioritário. De que modo Deus declarou isso? Na sentença introdutória do Decálogo: “Eu sou o Senhor, teu Deus”, e no primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de Mim”.

Esse é o ensinamento dos quatro primeiros mandamentos, todos diretamente sintonizados com a adoração e a comunhão que devemos alimentar em relação a Ele: rejeição de outros deuses, recusa em substituí-Lo por ídolos, reverência para com Seu nome e celebração do sábado como memorial de Seu poder criador. A grande lição aqui implícita é que devemos Lhe dar o primeiro lugar em todas as coisas, reconhecendo Sua primazia absoluta sobre nós.

Infelizmente, muitas pessoas invertem a ordem, colocando coisas e pessoas em primeiro plano. Somente depois, dedicam as sobras de seu tempo e amor a Deus. Uma das bases da existência do Universo é que Deus tem de ser sempre o primeiro. Toda tendência contrária a essa verdade descamba para a idolatria e, conforme disse Aiden Tozer, “entre os pecados para os quais se inclina o coração humano, nenhum é mais odioso para Deus do que a idolatria; pois no fundo, a idolatria difama o caráter divino. O coração idólatra entende Deus de maneira diferente do que Ele realmente é e substitui o Deus verdadeiro por um deus feito à sua imagem […]. Sem dúvida essa é uma afronta ao Deus altíssimo perante o qual os querubins e serafins exclamam: ‘Santo, santo é o Senhor dos Exércitos’’’ (Mais Perto de Deus, p. 10).

Diante disso, é oportuno perguntarmos a nós mesmos: A quem ou o que temos colocado no trono do coração, que é o lugar que deve ser ocupado por Deus? Quanto de nosso tempo, de nossos talentos e recursos dedicamos ao Deus que nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais (Ef 1:3)? Nossos ideais, projetos e planos estão acima Dele ou na dependência Dele?

Aos que são tentados a priorizar qualquer outra pessoa ou coisa, acima de Deus, Jesus aconselhou: “Não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:31-33).

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...