segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Contemplação - Salmos 8

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica – Salmos 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Nesta vida agitada, corrida e estressante, tire tempo para observar demoradamente o céu durante uma noite sem nuvens. Se possível, vá a um lugar sem luz, para que nada ofusque o maravilhoso brilho dos astros siderais.


Ali reflita: Qual é o tamanho do universo? Quão organizado e universo é o espaço sideral? Quem fez tudo isso? Francis Bacon disse que “um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião”.


Davi, certa vez olhou ao céu estrelado, refletiu… e, então, concluiu com uma frase que abre e fecha seu Salmo: “Eterno, majestoso Senhor, teu nome é famoso em toda a terra!” (vs. 1, 9).


Entre esses dois versículos iguais, o poeta considerou três temas:


1. As crianças de peito que abafam a fala dos inimigos e silenciam “a conversa fiada dos ateus” (v. 2);

2. Os céus que revelam a grandiosidade de Deus e Sua preocupação com criaturas insignificantes como os seres humanos (vs. 3-4);
3. Os seres humanos criados com grandes capacidades que superam aos animais, com tantas habilidades que quase se equiparam a Deus (vs. 5-8).

“Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida”, declarou Isaac Asimov. O problema é que, muitos que a leem, o fazem superficialmente.


Outro problema é a leitura equivocada que muitos fazem da natureza, isso quando a observam. Pois, quantos tiram tempo para observar a beleza da natureza? Quantos meditam profunda e sinceramente na sabedoria por trás de cada detalhe natural? “O grande livro divino da natureza acha-se aberto ao nosso estudo, e dele temos de tirar ideias mais elevadas de Sua [de Deus] grandeza e Seu inexcedível amor e glória”, alerta-nos Ellen G. White.


Ao contemplar o espaço infindo o ser humano sente-se minúsculo e insignificante; contudo, ao atentar à revelação escrita, é possível concluir que Deus, sendo maior que o espaço infindo, Se importa com cada pessoa deste planeta. Isso é admirável!


O milagre da vida de um bebê que cresce, aprende falar e cantar; as inúmeras maravilhas no espaço sideral; e, a fantástica “maquinaria” do corpo humano revela que o Inventor/Criador é fantástico, ainda mais por dar atenção a pecadores como nós!


Deus é maravilhoso! Reavivemo-nos! Alegremo-nos! – Heber Toth Armí.


#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

O Sorriso do Pai

MEDITAÇÃO DIÁRIA 27 de outubro O Sorriso do Pai Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no Céu por um pecador que se arrepende. Lucas 15:7 ...