domingo, 26 de janeiro de 2020

A Fortaleza da Fé

MEDITAÇÃO DIÁRIA
 26 de janeiro


A FORTALEZA DA FÉ


Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa. Habacuque 2:1, NTLH

O profeta Habacuque viveu em um mundo que, em muitos aspectos, se parecia com o nosso. As perplexidades da vida ameaçavam deprimi-lo, a iniquidade em Judá não tinha limite. Violência, corrupção, degradação moral e espiritual reinavam na Terra. Oprimido pelo escárnio e desprezo dos descrentes, o profeta buscou a Deus e obteve a resposta de que os caldeus – pecadores, cruéis, tiranos – cumpririam o propósito de punir a transgressão do povo da aliança. Ficou perplexo, porém se dispôs a esperar a providência divina. Sabia que, em algum momento, suas perguntas seriam respondidas.

Deus quer que Seu povo, à semelhança de Habacuque, contemple de modo tranquilo e confiante, da “torre de vigia”, ou fortaleza da fé, o desenrolar dos acontecimentos, observando as evidências de Sua direção, seguro de Seus vitoriosos desígnios.

No momento oportuno, Deus pôs fim à inquietação do profeta, confrontando-o com duas formas de vida (v. 2-4), também verificáveis em nossos dias. De um lado, acham-se os que confiam em si mesmos, orgulhosos, seguros de sua sabedoria e do êxito de seus planos. Do outro lado, estão aqueles que vivem pela fé que lhes dá a certeza inabalável de que, apesar das aparências, Deus realiza Seus propósitos para o bem daqueles que O amam. O mundo não está sem um regente. O Senhor dirige todas as coisas. Consciente ou inconscientemente, homens e mulheres realizam os desígnios divinos. Depois de observar a atuação de Deus, inclusive contra os próprios caldeus, Habacuque pôde expressar segurança e louvor: “O Senhor, porém, está no Seu santo templo; cale-se diante Dele toda a Terra” (Hc 2:20). Ou seja, do Seu trono, Ele tem tudo sob Seu controle.

Apesar das nuvens sombrias que possam escurecer o dia, apesar de o futuro se mostrar incerto, Deus está presente. Em Suas mãos, tudo marchará para um fim glorioso. Mesmo que nem todas as nossas perguntas sejam esclarecidas nesta vida, haverá um momento em que todas as respostas ficarão claras para nós.

Tendo aprendido a lição de confiança na amorosa e sábia providência de Deus, em quaisquer circunstâncias, Habacuque celebrou: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (Hc 3:17, 18). Isso é viver pela fé!

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...