quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Negligências– Ester 6

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Ester 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Negligências

Perceba a providência do Salvador mesmo que o pecador haja com negligência. A existência de Hamã era devido à negligência de Saul no passado (I Samuel 15:7-9); assim como a aflição dos judeus era devido à negligência de retornar a Jerusalém.

• Cuidado com negligências!

Intitulado por Warren Wiersbe “Sinais de Perigo” o capítulo oferece os seguintes pontos:

1. Uma noite de revelação (vs. 1-5):
• A insônia do rei (v. 1a);
• O entretenimento que o rei escolheu (v. 1b);
• O livro que o servo escolheu (v. 1c);
• A demora do rei em recompensar Mordecai (vs. 2-3)
• A chegada oportuna de Hamã (v. 4).
2. Uma manhã decisiva (vs. 6-10);
3. Um dia de desonra (vs. 11-14).

“Deus soa o alarme, mas Hamã não escuta”, observa Wiersbe: “A humilhação nas ruas da cidade e essas palavras [de sua família] deveriam ter alertado Hamã para o perigo e o levado a mudar o rumo de seus atos. Deus estava avisando Hamã, mas, em seu orgulho, o primeiro-ministro não deu ouvidos. Se tivesse se arrependido de todo o coração e clamado por misericórdia, é bem provável que tivesse salvado a própria vida e a de seus dez filhos”.

Negligência! Hamã rejeitou a graça conscientemente! Contudo, sua família pagã “ecoa um dos temas centrais do livro: aqueles que tentam subverter os planos de Deus para seu povo certamente cairão em ruína” (Bíblia Andrews).

Saber que Deus tem um povo…

• …e, tentar destruí-lo, é loucura – rejeição da graça;
• …é insuficiente para a salvação;
• …sem unir-se a esse povo age estupidamente;
• …e negligenciar o Deus do povo significa desprezar a própria vida.

Providência reverte negligências: “Ao passo que o cap. 4 marca o ponto de virada pessoal na vida de Ester, o cap. 6 é o ponto de virada da história inteira. Reis que não conseguem dormir costumam estar prestes a ser surpreendidos por Deus (Dn 2:1; 6:18). Todo o capítulo parece ser uma série de coincidências que levam o leitor reflexivo a se perguntar: ‘Quem está por trás de tudo isso?’. Só há uma resposta válida: o mesmo Deus que designa reis, que os demove de seus propósitos (Dn 2:21) e que controla os corpos celestes (Jr 31:35)” (Bíblia Andrews).

Providência resulta da graça, não da negligência! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...