quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

A Melhor Forma de Vencer– Neemias 6

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Neemias 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


A Melhor Forma de Vencer


Alguém um dia me disse: “Quando a carroça passa, os cachorros ladram”. Enquanto o trabalhador não passa com a carroça, os cachorros ficam quietos. Isso se aplica na vida, se você não fizer nada, ninguém falará nada; quando fizer, prepare-se para qualquer coisa: crítica, calúnia, oposição, desprezo, etc.

Neemias, fazendo corretamente seu trabalho, foi incomodado por pessoas que usaram estratégias engenhosas para destruí-lo.

“O esquema número 1 pode ser descrito como política amistosa. Sambalate e Gésem fizeram um convite cortês, e até melífluo, a Neemias, para que comparecesse a uma conferência do alto escalão, em território neutro […]. O aparente reconhecimento do sucesso de Neemias foi lisonjeiro; o convite a arranjar um meio de conviver soava cativante e vantajoso. Lisonja e vantagem imaginária tem sido sempre uma potente combinação para virar a cabeça das pessoas. Em negócios e em política, pessoas imprudentes têm tido os seus julgamentos alterados por essa artimanha o tempo todo. A cabeça de Neemias, porém, não foi virada, como o demonstra a sua réplica ao convite” (J. I. Packer).

Pessoas derrotadas querem que os outros sejam como elas. Geralmente quem perde faz jogo sujo com quem ganha.

Após as tentativas frustradas no início do capítulo (vs. 1-4), os inimigos de Neemias não desistiram: Atacaram sem dó e piedade, sem escrúpulos!

1. Neemias se depara com uma mentira caluniosa (v. 6). Um dos melhores líderes políticos da história é confrontado com palavras de acusação de algo que ele não fez: Rebelião contra o império persa. Cristo enfrentou a mesma acusação (Lucas 23:1-5).

2. Neemias se depara com uma ameaça cruel (v. 7). Um bom político foi ameaçado diante de um império por coisas que ele nunca fez. Neste mundo de injustiça, essa é a dura e triste realidade.

3. Neemias reage sabiamente diante das chantagens, calúnias e ameaças deixando-nos um poderoso exemplo de um líder equilibrado: Há sabedoria em…

• …firmar-se na integridade. Quem não deve não teme (v. 8).
• …desmascarar o acusador. Quem acusa um justo inventa mentiras (v. 8).
• …orar por poder e forças de Deus. Orar é a melhor forma de vencer (vs. 9-14).
• …terminar que está fazendo. Confiar em Deus é o segredo do sucesso (vs. 15-19).

Nestes dias precisamos de mais Neemias! Torne-se como ele! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...