terça-feira, 5 de novembro de 2019

Deus não está indiferente – 2 Crônicas 22

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Crônicas 22
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Deus não está indiferente

A história pode ser vivida por pecadores, mas o Deus santo e eterno tem as rédeas do tempo e dos eventos.

• Acazias, único filho remanescente da descendência de Davi, foi feito rei em Jerusalém em lugar de seu pai Jeorão; ele recebeu fortes influências malignas, vindo, por isso, sofrer horrendas consequências (vs. 1-5).
• Jeú, fazendo justiça contra a injustiça titânica que acometia ao povo do Deus santo/justo, matou a Acazias, quando este fugia e refugiava-se em Samaria (vs. 7-9).
• Então, Atalia, vendo que Acazias, o último candidato a rei em Judá, descendente de Davi, estava morto, assumiu ela própria o trono do povo de Deus (vs. 10-12).

A dinastia de Davi parecia ter chegado ao fim. O bem parecia ter sido sufocado e suplantado pelo mal. Infelizmente! Satanás parecia ter prevalecido sobre Deus. A esperança no Messias corria sério risco de ser varrida do mundo.

O mesmo parece acontecer nos dias atuais:

O bem perde forças na refrega contra o mal. O ateísmo parece prevalecer sobre o cristianismo. A religião mostra-se deturpada, adulterada e arruinada pelas diversas influências dos poderes malignos. O desespero parece dominar o coração daqueles que perseveravam na fé… o fim parece ter chegado!

Contudo, você deve parar e refletir… Atenção: Observe com mais cuidado o capítulo em questão; antes, porém, saiba que o povo de Deus havia retornado do exílio babilônico e precisava da informação que Deus continuava no controle.

Deus não está indiferente quando tudo parece deprimente (v. 7). Ele prossegue conduzindo a história quando o mal parece predominante. O reinado de Atalia “representou a única ruptura no domínio contínuo da dinastia de Davi” (Bíblia Andrews); todavia, Deus não perdeu o controle.

A história não ficou sem rumo:

• Um bebê, descendente de Davi, foi preservado miraculosamente;
• Jeosabeate e Joiada foram instrumentos de Deus;
• Joás foi influenciado por um sacerdote piedoso, levando-o a promover a causa divina diante das investidas do mal.

Hoje, quando a igreja está corrompendo-se com o mundo, Deus tem homens, mulheres e crianças com os quais pode contar, ainda que em números insignificantes. Desta forma, as pessoas do mal podem “pintar e bordar”, mas nunca usurparão o controle de Deus.

Reavivemo-nos! Deus lida com os réprobos com rédeas curtas! Acredite: Deus vencerá!

Confie! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...