sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Buscar Conselhos -2 Crônicas 18

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Buscar Conselhos 

Deus é infalível, os seres humanos não. Por mais que se realize no campo espiritual, os seres humanos podem falhar; só Deus não falha. Depois de Jeosafá (Josafá) ter feito grandes reformas em II Crônicas 17 ele comete alguns erros que levam a outros no capítulo 18. Perfeito é somente Deus. Ainda que os homens falhem, Deus não falhará! Muitos confiam em seres humanos, muitos creem que líderes religiosos não falharão, no entanto, podem se decepcionar. Josafá erra quando arranja para que seu filho se case com a filha do perverso rei Acabe, de Israel (18:1). Em consequência, Josafá teve que aliar-se a Acabe para guerrear contra Ramote-Gileade (vs. 2-34). Por causa disso, Josafá quase morreu numa guerra que não era sua; ao inocentemente ou por imposição aceitar disfarçar-se de rei Acabe, quando os sírios o confundiram. Graças a intervenção de Deus ele não morreu (vs. 28-32). Um erro leva a outro erro. Geralmente concessão é gerada pela insensatez; quem cede ao erro uma vez, logo cederá outra vez. Ao não ser firme contra o erro, o pecado conduz até grandes homens espirituais a imbecilidade. Diz John Owen, “Ninguém pense que está fazendo algum progresso na santidade se não pisotear as concupiscências do pecado”. Você quer progresso na santificação, na consagração e na tua espiritualidade? Então vença o pecado com o poderoso sangue de Jesus! Não há outro caminho, só Jesus!

Diante de tudo o que se fizer na vida é fundamental buscar conselhos de Deus. Ainda que muitos conselheiros sejam falsos, parece prudente dizer que até aqueles que acreditam nos mensageiros, profetas e mestres falsos o fazem duvidando, mesmo assim preferem a estes que aos verdadeiros. Josafá desejou consultar a Deus diante de guerra iminente, Acabe então pergunta a seus 400 profetas sobre o resultado de atacar Ramote-Gileade; eles responderam o que o rei queria ouvir: que ele sairia vitorioso. Em oposição a Acabe, Josafá insistiu em ouvir um profeta de Deus que falasse não o que o povo ou o rei queria ouvir, mas o que de fato era verdade; relutante, Acabe mandou chamar Micaías, o qual ironicamente falou as mesmas palavras que os outros 400 profetas falaram. Interessante que a ele, Acabe ordenou que falasse a verdade. Então ele relatou o fracasso daquela guerra. Acabe mandou prender Micaías, mas disfarçou-se revelando que mesmo contra a sua vontade creu nas palavras de Micaías; entretanto, mesmo assim foi morto por uma flecha perdida. Eis a consequência de rejeitar a revelação de Deus. Não dá certo andar no caminho errado, o fracasso acompanha aqueles que rejeitam os sábios princípios da Palavra de Deus. Não tem como manipular as profecias ou o destino por não querer fazer a vontade de Deus. Até uma flecha perdida é suficiente para impedir alguém de avançar em sua rebelião contra Deus! É bem melhor consultar a Deus sempre! Faça isso!

Há mais profetas e pregadores falsos que verdadeiros. Os falsos falam em nome de Deus, mas cheios do espírito de Satanás. Usam a Bíblia, mas promovem as obras do diabo. Falam mentiras e fazem as pessoas acreditarem que são verdades. Pregam na casa de Deus, mas suas palavras são inspiradas pelos demônios; pregam para agradar pessoas e não a Deus (veja com detalhes II Crônicas 18:4-5, 9-11, 18-27, 33-34). É impossível ser um pregador fiel a Deus sem um profundo estudo de Sua Santa Palavra, é por isso que existem tantos pregadores falsos. É impossível ser um pregador que fale as palavras de Deus sem passar tempo em oração e meditação de Seu Sagrado Livro, é por isso que não têm muitos grandes pregadores nos dias de hoje. E, quando há grandes pregadores na maioria das vezes é no conceito humano, não no conceito de Deus.

A profecia bíblica aponta para o tempo em que as pessoas que, como Acabe darão ouvidos a pregadores que falam para agradar, para satisfazer suas cobiças (ambições), os tais se recusarão a dar ouvidos à verdade; porém, no mesmo texto há um apelo a todos os que pregam: “Prega a Palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino” (II Timóteo 4:2-4). Se você é um ouvinte, o que você está ouvindo? Se você prega, o que você está pregando? Você ouve apenas pregadores que pregam para agradar pessoas ou a Deus? Você prega para agradar a quem? Pense nisso… Tem muitos pregadores falsos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...