quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Vitórias de Davi – 1 Crônicas 18

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – I Crônicas 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Vitórias de Davi

O relato das vitórias de Davi deve incentivar-nos a vencer como ele venceu: Dependendo do Deus que nunca perde nenhuma batalha.

O teólogo africano Nupanga Weanzana, comentando este capítulo declara:

“Essa seção está dividida em três partes, cada uma começando com a mesma expressão: Depois disto… (18:1; 19:1; 20:4). A primeira parte (18:1-17) faz menção de diversas guerras, sendo a primeira contra os filisteus, os tradicionais inimigos de Israel. Davi conquistou a cidade de Gate e os territórios que estavam sob a jurisdição dos filisteus (18:1) — na verdade, cidades israelitas que os filisteus ocupavam desde a morte de Saul (10:7). Davi também derrotou os moabitas (18:2), os siros (18:3-10) e os edomitas (18:12-13). Os detalhes dessas batalhas não são relatados porque a intenção é destacar o produto das pilhagens que Davi consagrou a Deus. Por exemplo, em 18:8 lemos que Salomão utilizou o bronze que Davi tomou de Hadadezer para fazer o mar de bronze, as colunas e outros objetos do templo (cf. IRs 7:13-51). Todas as vitórias são atribuídas não à bravura de Davi, mas a Deus. Duas vezes encontramos a sentença o Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ia (18:6,13)”.

Reflita:

• Deus não é contra que tenhamos recursos para sustentar nossa família. Ele é contra que confiemos mais nesses recursos do que nEle.
• Deus não quer que morramos de fome ao colocarmos Seus princípios em prática, como perder o emprego por causa da guarda do sábado; Ele não quer que confiemos mais no emprego do que nEle.
• Deus não é devidamente adorado quando valorizamos mais nossos míseros salários do que a Ele.

Analise:

• Tudo o que somos e temos devemos a Deus; certamente que, sem Ele nada seríamos.
• Verdadeiro sucesso se obtém fazendo um pacto de fidelidade com Deus.
• Não são as vitórias que fazem alguém ser grande, é Deus Quem engrandece aos humildes.
• Tudo o que somos e temos deve ser consagrado ao Senhor para que Ele faça o que quiser conosco.

Embora seja difícil viver na contramão deste mundo cujos valores estão invertidos e, as pressões sociais nos oprimem, com Deus em primeiro lugar em nossa vida e tendo Sua Palavra como guia, obteremos muitas vitórias sobrenaturais.

Priorize Deus e Sua Palavra; então, vencerás! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...