quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Deus interfere na História – 2 Reis 22

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Reis 22
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Deus interfere na História


Para quem abre a mente e o coração a tudo o que Deus quer ensinar neste capítulo será ricamente beneficiado, impactado pelo poder da Palavra de Deus e, perceberá que Deus interfere na história por causa dos justos.

• Josias assumiu o trono de Judá aos oito anos de idade e agiu humildemente diante do Senhor (vs. 1-2);

• Josias preparou-se para restaurar/reformar o templo que tinha sido profanado por seu pai (vs. 3-7);

• No reforma do Templo, o livro da Lei (a Palavra de Deus), foi encontrado e lido (vs. 8-14);

• A profetiza Hulda interpretou o livro da Lei e profetizou: Juízo para Judá, paz durante o reinado de Ezequias (vs. 15-20).

Já naquela época, a Palavra escrita poucos séculos antes, precisava ser interpretada – quanto mais hoje! Comenta Paul R. House que “Hulda continua a grande tradição profética de proclamar a palavra de Deus com fidelidade e precisão, embora dessa vez a atenção esteja voltada para a interpretação de uma palavra escrita já existente”, assim como fez Ellen G. White.

O Espírito Santo capacita pessoas consagradas para interpretar adequadamente a Palavra revelada, quando um filho sincero busca entender o significado espiritual do texto inspirado, como em Atos 8:26-40.

Quando há interesse do leitor, e a Bíblia é bem interpretada, batismos acontecem e reavivamentos aparecem. O batismo do eunuco e o reinado de Josias provam isso!

Reflita nestes pontos:

1. Aquele que se dispõe a ouvir atentamente à Palavra de Deus terá sua existência marcada pela proteção e cuidado de Deus;

2. Paz, prosperidade, reformas e espiritualidade caracterizam a vivência do ouvinte atento da Palavra de Deus;

3. Em meio a tantos péssimos exemplos de reis e, em meio às densas trevas do pecado, aquele que opta por viver os princípios do Céu será recompensado.

4. Uma andorinha só não faz verão, assim como um indivíduo fiel sozinho não reverte a ira de Deus sobre uma nação perversa, mas influencia o tempo e o agir de Deus.

5. Saber interpretar a Bíblia a fim de aplicá-la no contexto necessário é fundamental para que haja mudança de vida, a qual atrairá a misericórdia divina.

Não sejas apenas leitor da Bíblia, interprete-a e assimile corretamente seu conteúdo em tuas ações e serás recompensado por Deus! – Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...