Translate

domingo, 4 de agosto de 2019

A casa de Deus– 1 Reis 05

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – 1 Reis 05
Comentário: Pr.  Heber Toth Armí

A casa de Deus

A Bíblia é mais que uma caixinha de surpresas, é um tesouro que, quanto mais a pesquisarmos, mas nos enriqueceremos.

• Vamos valorizá-la mais?

Os capítulos subsequentes tratam do templo de Salomão construído para Deus:

1. A preparação para a construção do tempo (capítulo 5);

2. A construção do templo (capítulos 6 e 7);

3. A consagração do templo (capítulo 8).

Estes 4 capítulos possuem princípios relevantes para cada um de nós cristãos. Hoje, cada crente é um templo do Espírito Santo.

Antes de erigir um templo para Deus, o santuário móvel foi o local de encontro dEle com Seu povo durante a trajetória do deserto até os dias de Salomão. Nos dias do profeta Samuel, os filhos da escola de profetas iam aos lugares altos onde “cantavam o louvor de Deus, com música de flautas e harpas, saltérios e tambores”, salienta Ellen G. White.

Em vista disto, Salomão faria um templo com um coro e imponente orquestra onde o louvor a Deus seria um solene espetáculo. Mas, foquemos, primeiramente, o capítulo da preparação para a construção do templo:

• Nem sempre querer é poder: Davi almejou construir uma casa para Deus, mas foi-lhe negado (vs. 1-4);

• As coisas para Deus nunca devem ser feitas sem Seu consentimento e aprovação: Deus orientou Davi que seu filho, sucessor no trono, Lhe edificaria uma casa (v. 5).

• As coisas para Deus devem ser bem planejadas, preparadas e de boa qualidade: Salomão usou toda sua habilidade, recorreu a amigo, usou o melhor do povo e materiais de primeira na construção do templo (vs. 6-18).

Deus era contra a existência de um rei em Israel. Ele demonstrara Seu desagrado quando o povo pediu um rei, enviando uma tempestade tão violenta que encheu o coração do povo de grande temor (I Samuel 13:17-18). Embora diante do terrível mal em pedir um rei, Deus não desampararia ao povo rebelde, nem ao rei (I Samuel 13:19-22).

Pois DEUS é...

• ...bondoso, misericordioso e flexível.

• ...gracioso, amoroso e benevolente.

Por isso, Deus aceita uma casa realizada para Si pelas mãos de um rei, assim como deu oportunidade de Eva gerar vida, quando merecia a morte por passar a chave do mundo ao inimigo de Deus (Gênesis 3:1-20).

Um Deus assim merece adoração! –  /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis